quarta-feira, 23 de julho de 2008

preparação no pré parto - o passaporte para a vida
Segurança e controlo são, nos dias de hoje, o paradigma de quem planeia uma gravidez. O nascimento de um filho traduz-se numa nova etapa e desenvolvimento normativo. É um acontecimento esperado, desejado na continuidade da espécie humana e de um casal enquanto família. Quando este é bem sucedido na sua intenção de ter um filho, surgem alterações pelo que deverão ser feitos ajustes familiares à nova realidade conjugal.

A gravidez não é só uma gestação biológica mas também uma “gestação psicológica e emocional” do casal.

A maioria das gravidezes são vigiadas e as mulheres têm os filhos em instituições de saúde onde, em regra geral, existem todos os requisitos necessários para uma boa prestação de cuidados. A qualidade impera como factor primordial!

Para além de uma gravidez assistida, o casal tem actualmente ao seu dispor uma vasta gama de informação, não só em revistas, livros e Internet, como também nas aulas de preparação para o parto. Cada vez é maior o número de casais que procura preparar-se para o nascimento do seu filho, assistindo às aulas de preparação para o nascimento.

A gravidez é um período de enormes transformações físicas e emocionais. O corpo da futura mãe transforma-se para dar abrigo ao bebé, alimentá-lo e permitir o seu desenvolvimento.

As dúvidas e os medos são muitos; o medo de “não ser capaz de aguentar a dor, o de não ser capaz de cuidar do bebé, o de não ser capaz de amamentar…”.

Nas aulas de preparação para o parto, os futuros pais adquirem um conjunto de conhecimentos teórico e práticos, sempre baseados nos conteúdos científicos publicados por autores reconhecidos pela comunidade científica, assim como no ensino clínico ministrado nas Escolas Superiores de Saúde. Esta informação vai-lhes permitir enfrentar de forma tranquila e mais segura esta caminhada para o nascimento.

Todos os receios, dúvidas e falta de confiança têm muitas vezes um grande peso emocional para o casal, pois de uma forma geral estes estão muito sós. A separação da família de origem, situação outrora rara, onde a convivência familiar em volta do nascimento correspondia, na maioria das vezes, a trocas positivas de experiências tranquilizadoras, são hoje quase inexistentes. Surge um vazio inquietante causado pela distância e pela rapidez com que se vive.

A maioria das mães nunca pegaram num bebé, nunca mudaram uma fralda, nunca viram ninguém a amamentar!

É neste contexto e com o objectivo de dar resposta a muitas das necessidades dos pais, que surgem os cursos de Preparação para o Parto. Durante estes encontros, que correspondem a 2 ou 3 horas semanais, para além da aquisição de conhecimentos, o clima é geralmente propício ao esclarecimento de dúvidas e a uma partilha de experiências com outros casais. Incentivar e envolver todo o agregado familiar (principalmente irmãos) nesta vivência única é fundamental, conseguindo-se desta forma criar laços afectivos mais fortes e interagir com o bebé muito antes dele nascer!

A cinesioterapia da gravidez e o fortalecimento muscular polisegmentar, não sendo o principal objectivo destas aulas, também imperam durante as aulas práticas.

Estes cursos, que se iniciam a partir das 28 semanas de gestação, devem ser ministrados por um profissional da área da saúde materna, complementado por uma equipa multidisciplinar.

Aprender a encontrar as melhores estratégias e soluções para viver esta fase nova fase da forma mais saudável e esclarecida é o objectivo geral de todos os casais. Para isso, torna-se necessário:

:: Conhecer as alterações fisiológicas da gravidez;
:: Aprender a lidar de forma saudável com os desconfortos típicos da gravidez, como as dores nas costas, as caímbras, os edemas, as hemorróidas, as varizes, as perdas involuntárias de urina, etc;
:: Conhecer a mecânica corporal correcta;
:: Conhecer os mecanismos de trabalho de parto;
:: Conhecer os diferentes tipos de parto;
:: Identificar sinais de parto e sinais de alerta, apreendendo a atitude a adoptar perante cada um deles;
:: Aprender técnicas de relaxamento, instrumento muito importante tanto durante a gravidez como durante o trabalho de parto, assim como ao longo de toda a sua vida;
:: Adequar a respiração ao período de dilatação e expulsão, garantindo a rentabilização do consumo de oxigénio pela mãe e para o feto;
:: Aprender como e quando utilizar a força na fase da expulsão;
:: Conhecer o processo fisiológico da amamentação e vantagens do aleitamento materno;
:: Adquirir os conhecimentos necessários para resolver os principais problemas decorrentes da amamentação, como as gretas, o engorgitamento mamário causado pelo excesso de leite;
:: Aprender a prestar os primeiros cuidados ao recém nascido, como o banho, o cordão, a muda da fralda, etc;
:: Conhecer as vantagens da massagem do bebé;
:: Promover o auto cuidado, não só como mãe, mas como mulher, o que se revela indispensável para o bom funcionamento de toda a família;
:: Melhorar a forma física da futura mãe;
:: Prevenir a depressão no pós parto.

Quem deverá frequentar estas aulas?

Deverão frequentar estas aulas todas a mulheres grávidas e os seus parceiros ou qualquer outra pessoa que habitualmente está mais perto da grávida e que a irá acompanhar em todo ou parte do processo de gravidez, trabalho de parto e pós parto.

Existem contra indicações para fazer preparação para o parto?

Salvo se houver qualquer indicação médica no sentido de a grávida ter sido aconselhada a repouso absoluto, todas as mulheres grávidas poderão frequentar estas sessões nos moldes acima referidos.

Concluindo, pode-se dizer que as aulas de preparação para o parto não se dedicam unicamente à preparação para o momento do parto. Promover o desenvolvimento de competências nos futuros pais para cuidar do recém-nascido é também um factor primordial durante todo este processo.

Pretende-se, com este conjunto de conhecimentos, que a “aventura” de serem pais se torne numa experiência gratificante.

A preparação física e psicológica da grávida e acompanhante, baseada no treino para o auto controlo na dor durante o trabalho de parto, através de técnicas de relaxamento pelo método psicoprofiláctico, obtêm-se através de um auto conhecimento profundo do próprio corpo.

A mulher reconhece os erros e através deste método não reage negativamente a estímulos dolorosos, integrando-os e reconhecendo-os como parte integrante de todo o processo.

Alcançando o relaxamento, obtêm-se múltiplas vantagens como por exemplo:

::
Trabalho muscular aeróbio eficiente e maior oxigenação do “músculo uterino”;
:: Evolução mais rápida do trabalho de parto;
:: Melhor adaptação do bebé à vida extra-uterina e consequentemente um aumento do grau de satisfação de todas as partes envolvidas.
Vivemos numa era em que todos os meninos são de “ouro”!


Enf.ª Susana Cordeiro – Enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia no Centro Hospitalar de S. Francisco, Leiria

Contactos:
susana.cordeiro@chsf.pt
Morada: Quinta do Cabeço - Apartado 1092
2401-801 Leiria
Telefone: +351 244 819 300

Manual de Massagem para Bebé

Manual de Primeiros Socorros/Segurança Infantil


103 comentários:

..Anita.. disse...

Em primeiro lugar quero dar os parabéns à Enf. Susana pelas suas aulas e também pelo blog!
Estive a ler as informações que tem e está muito interessante!

Em relação ao curso, estou a fazer com a Enf. Susana (neste momento terminámos as aulas teóricas) e estamos a adorar!! Tanto eu como o meu companheiro...

Para mim, o curso está a ter um efeito "calmante" e muito positivo, já que estava anciosa, cheia de dúvidas em relação ao trabalho de parto, ao parto em si, à amamamentação, etc... e agora sinto-me mais calma... e segura!!

E a parte excelente de tudo isto é que é comparticipado pelo SNS, ou seja, só não faz as aulas quem não quer... Penso que são fundamentais para as futuras mamãs e papás!!

Ana Pereira.

..Anita.. disse...

Queria deixar também uma informação sobre o serviço MamaCare, da Farmácia Baptista, que nos foi indicado nas aulas... Já fui à farmácia e fui muito bem recebida pela Dra. Filipa (penso eu) que se mostrou bastante disponivel e que "aturou" todas as minhas questões!

Este serviço tem também Sessões de Formação gratuitas (mensais) e a proxima será dia 11 de Novembro (manhã ou tarde) e tem como tema "Cuidados essenciais ao recém-nascido".

Penso que nunca é demais mais uns esclarecimentos! Apesar de, no curso se falar neste tema, é sempre de aproveitar o que seja gratuito!!! ;)

Vai haver também uma Formação sobre amamentação! Logo que saiba a data coloco aqui!

Espero que a Enf. Susana não se importe de estar a "abusar" do seu espaço!!

Vamos lá ver se aparecem mais mamãs para trocarmos ideias, opiniões, dúvidas...

Ana Pereira.

..Anita.. disse...

Esqueci-me de dizer, quem quiser assitir à formação, basta passar pela farmácia baptista e increver-se no horário que estiver que melhor lhe convém (pelo menos foi como eu fiz!)

..Anita.. disse...

Mamãs, comentem o blog... senão não temos direito ao livrinho das massagens dos bebés... não é Enfermeira? ;)

Anónimo disse...

Olá,

atrevo-me a escrever neste local destinado a comentários, tão "bem merecidos", não fosse eu uma das muitas grávidas que se podem encontrar em qualquer rua deste país (ui..! este ano muitas!!), com a pequena grande excepção de ser uma das alunas desta dita SRA ENF Susana (que não precisa de promoções he he he).
Passo a explicar, de forma a persuadir outras gestantes que ainda tenham dúvida quanto a frequentar estas aulas.
Logo no início, no 2º/3º mês de gravidez pensei em frenquentar aulas de prep. pré-parto, uma vez que é a minha primeira, mas longe de saber ou sequer pesquisar o que era aprendido. Pensava eu, meia dúzia de exercícios que iríam preparar o meu corpo para o dia que tanto aguardo! Ainda assim achava realmente importante aprender. Hoje sinto-me agradecida por ter tomado tal decisão, estou mais confiante e um pouco mais "sábia", aprende-se muito mais. Embora as minhas antecedentes tenham parido sem qualquer preparação, acredito e sei que gostariam de ter obtido informações extra tais como: a interacção com o bébé começa muito antes do parto, que quando se sente uma forte contracção se deve relaxar, respirar de determinada forma, em vez de nos contraírmos na esperança que a dor passe, etc. Na minha opinião vale a pena frequentar... as dicas ouvimo-las lá. Para que fiquem bem memorizadas hi hi hi ;) ouvimo-las várias vezes!! Pela voz rouca, concisa, mas consistente, da nossa mulher de armas (ops! ou será de quatro rodas ao volante de um.... he he he as coisas que eu descobri ;)Susana...) Enf. Susana Cordeiro, é objectiva, directa nas suas palavras e tem bom humor capaz de nos fazer soltar umas boas gargalhadas!! Já tive de recorrer aos seus ensinamentos, lembrei-me imediatamente das suas palavras e fiquei calma. Neste momento, estou com 39 semamas e 2 dias, aguardo com alguma expectativa as tais contracções que tanto ouço falar, pois não faço idéia a intensidade da sua dor, mas sinto-me relaxada. Quando o meu príncipe chegar terá uma mãe mais confiante na forma de lhe pegar, de dar de mamar,e até mais disponível a amar...

Depois de ele nascer, prometo vir comentar o quanto me ajudaram as aulas, no momento de dar à luz.

Enf. Susana, até agora, agradeço o pouco ou muito que me ensinou. Desejo-lhe coragem a continuar a apoiar mulheres nas nossas condições para que o pré-parto, o parto e o pós-parto nos seja menos temeroso.

Um abraço,
Cristina Verdasca

Humm...irei eu à próxima aula?!!
O que acha Enf. !?

Anónimo disse...

Olá, olá
Eu também sou uma das «pupilas» da enf. Susana nas aulas de ppp. Comecei no dia 7 de Outubro e estou a adorar a experiência. Quando digo que frequento estas aulas, muitas pessoas me dizem que na hora H, com as dores não me vou lembrar de nada, mas eu não acredito nisso, sei que na hora do parto vou ouvir a vozinha da enf. Susana a dizer «respira, respira», e vou conseguir ter um parto mais tranquilo.
Para além de que estas aulas nos ensinam muito mais coisas e ajudam a desmestificar um pouco as situações. Por exemplo, o meu marido era da opinião de que não ía querer estar comigo na altura do parto, mas depois de frequentar as aulas e perceber qual é o papel do acompanhante, mudou logo de ideias e agora faz questão de estar lá.
O mesmo se passou com o banho do bébé, que lhe fazia um pouco de confusão, mas após a explicação já diz que é ele que vai dar banho todos os dias!!!
Não só por todos os ensinamentos, mas também pelo convivio e boa disposição, acho que vale a pena frequentar estas aulas.

Um beijinho a todas

Rute

Susana Cordeiro disse...

Bom ,bom ,com tantos elogios sem dúvida que me sinto gratificada. Para mim, o trabalho de parto é um caminho que a grávida tem de percorrer olhando sempre em frente. É apanhar o comboio numa estação e parar só no terminal, sem sequer olhar para os apiadeiros.

Quanto ao manual, espero coloca-lo na proxima semana.
Cristina vai correr tudo bem, tenho a certeza que foi uma aluna muito atenta. Vai concerteza ouvir a minha voz, não fosse ela inconfundivel.
Quanto ao banho, estou a tentar comentar as imagem para as colocar também aqui.

Quanto ao momento de ir para o hospital:
Quando as contrações são regulares, ritmicas e tem intervalos de 10 em 10 minutos ,mais de 5 numa hora.Fazer o 1º tipo de respiração, o bébé tem que mexer, o saco das águas têm que estar integro e não pode haver perdas de sangue. Na ausências destes factores ou na dúvida devem recorrer ao hospital.

Se em qualquer altura, mesmo sem contrações regulares , sentem vontade de fazer força, devem ir para o hospital, mesmo sem intervalos de 10 em 10 minutos.
Boa sorte a este grupo fantástico.

..Anita.. disse...

Finalmente temos vida no Blog da Enf. Susana!!! ;)

Pois, tal como disseram as minhas colegas de curso, esta experiência está ser fantástica e muito enriquecedora!

Mas, Também me farto de ouvir comentários do genéro... "Ah isso não te vai valer de nada... Chegas lá e esqueces"... "É só perder tempo... É tudo muito bonito, mas na hora H é que se vê..."

Sinceramente, as pessoas que me dizem foram pessoas que até tiveram partos algo dificeis... e, para mim qual terá sido a razão principal? não terem frequentado estas aulas... Provavelmente tinham respirado bem, nas alturas certas... e teria sido mais fácil!

Através das aulas de PPP vemos todo o processo do trabalho de parto e a chegada do nosso principe/princesa com outro olhar!

Os medos e dúvidas que nos perseguem começam a dissipar-se...
e ficamos muito, mas muito mais tranquilas...

O meu marido, esse está a aprender imenso... e faz questão de responder a esses comentários, por vezes, "ignorantes", tentando explicar a importância e utilidade do que aprendemos!

Ele também dizia... "dar banho ao bebé? não sei, não sou capaz"... Mas depois das explicações, das fotografias... a sua opinião mudou radicalmente!!

A Enf. Susana tem mais do que razões para se sentir gratificada... penso que é opinião geral de todas as mamãs, a forma apaixonada com que nos ensina.. como nos conta as suas experiências com outras grávidas!!
O que só demonstra que após tantos anos ao serviço da saúde é uma óptima profissional! (Seria bom que todos fossem assim nos seus trabalhos)

Tenho a certeza que vou ter um parto a sorrir!
Pelo menos vou colaborar e tudo vou fazer para apanhar o comboio e não mais parar nos apiadeiros!!!

E espero bem que o meu comboio seja uma especie de TGV... ehehehe ;)

Já agora, penso que a última aula foi excelente porque fizemos a respiração em forma de exercicio! Gostei e acho que faz-nos PENSAR sobre qual a respiração adequada para a fase em que se encontramos! Pois, tal como nos diz a nossa Enf. na hora não vai estar ninguém a dizer "Faça o 1º tipo de respiração... agora o 2º... "

Podemos fazer mais vezes Enf. Susana? :)

Beijinhos e
muitas festinhas
nas barrigas...

até à próxima 5ªfeira!

Susana Cordeiro disse...

MAIL QUE RECEBI ONTEM-NASCIMENTO DO HENRIQUE

Olá Enf. Susana

Como está?

Nós estamos bem. Não continuamos no curso pois o Henrique nasceu dia 18 de Outubro. (não encontrei o seu nº de telefone em lado nenhum para lhe dar a novidade.)



Entrei no hospital dia 17 às 9h para induzir o parto e estive até às 21h sem dores, mas já com contracções. Rebentaram-me então o saco das águas e fui p sala de dilatação e pratiquei a respiração muito bem durante as contracções. Não é fácil qd elas já são de 30 em 30 segundos. Levei epidural às 23h (estive uma hora à espera que a anestesista saísse de uma cesariana) e por volta da uma da manha já tinha a dilatação toda.



Começaram-me a dizer p fazer força pois o bebe não descia. Fiz td bem, mas nao havia maneira de o bebe descer e então fui p cesariana às 2h30m.



O Henrique nasceu às 2h 59m com 3980g. É um matulão.



Mama muito e dorme muito, mas tb já gosta de ficar acordado de vez em qd para conversar.



Gostei mt das suas aulas, foram mt benéficas para mim pois no desenrolar do meu trabalho de parto já sabia o que fazer e não achei estranho todos os procedimentos, transmitindo assim muita calma a mim e ao pai.



Beijos e muito obrigada por tudo



Rosa Ferreira e Pedro Capela

..Anita.. disse...

Enfermeira Susana, o manual de massagens está excelente!!
Parabéns à modelo que está fantástica! à massagista e também à/ao fotografa/o!!

Agora só precisamos imprimir! :)

Eu, a Laura, que aí vem, e o papá agradecemos a disponibilização do manual!!

Tenho a certeza que ela vai adorar as massagens! E o pai já anda em pulgas para experimentar!!

Obrigada. Um beijinho ;)

..Anita.. disse...

olá olá... ainda não tinha vindo cá esta semana deixar o meu comentário... ehehhe ;)

Finalmente cheguei às 36 semanas! Agora já faço os exercicios de expulsão!! Está cada vez mais perto! Que Bom!

Neste momento, já estamos desertos pra conhecer a nossa Laura e ver mesmo se está tudo bem com ela!!

Tive a tentar imprimir o manual de massagens e não consegui.... ou sou eu que sou um bocadito "azelha" em informática ou então não sei...

Se a enfermeira depois puder ajudar! Obrigada ;)

Um beijinho ;)

Susana Cordeiro disse...

Olá a todas em especial à Anita.

Ainda bem que está tão espectante relativamente ao momento em que irá ver a sua filha, por muito que se imagine, o momento de conhecimento mutuo é algo de indescritivel, diria que não há palavras para descrever tais sentimentos. Quanto ao manual ele não permite mesmo a impressão, apenas a visualização passo a passo. Não foi por acaso, é uma estratégia de marketing.Só quem faz o curso de massagens tem o manual.Até porque se procurar na net não encontra em lado nenhum a sequência da massagem no bebé. Mas estamos cá para ajudar e o filme permite a paragem e a visualização de uma por uma. Até 5ª

..Anita.. disse...

Olá Enfermeira Susana!

Realmente tem lógica, até por uma questão de "protecção" da imagem da bebe! Já andei a explorar e realmente dá para parar, sempre que necessário, por isso sempre que tenhamos dúvidas, vimos cá dar uma espreitadela... ;)

Obrigada na mesma ;)

Um beijinho e até 5ª feira!!;)

Anónimo disse...

OLÁ bom dia!
eu sou uma das muitas grávidas que frequentou as aula da Srª enfª Susana.
Pari à 3 meses, foi uma cesariana por sofrimento fetal.

Não fiz epidural e por isso passei por todas aquelas famosas fases de trabalho de parto e consequentemente de respiração. Dou -vos um concelho, escutem com muita atenção tudo o que é dito nas aulas, porque vão reconhecer nas palavras da enfermeira todo o ambiente hospitalar em torno do trabalho de parto.

Isso a mim deu-me a tranquilidade suficiente para aceitar tudo sem entrar em stress. Estive 10 horas em trabalho de parto, nunca ninguém me explicou o que quer que fosse, mesmo que quizessem não podiam , eramos 6 nas salas de partos. Eu fui a ultima a parir, vi que todas se despachavam e eu nada. Se não fosse a preparação achava que aquilo era negligência médica. Estamos horas e horas nas salas, em que só entra alguém de hora a hora a menos que seja solicitada a presença. Bom ,para mim era normal porque a Enfª tinha dito que era assim. O acompanhante é fundamental, mas tem que estar preparado para não criar complicações e aceitar tudo aquilo.

No pós parto os concelhos da Enfª foram fundamentais, principalmente para as mamas. É que fiquei mesmo com mamas até ao pescoço e os conselhos que deu , foram fundamentias, usei tudo até o marido e confesso que foi a única coisa que resultou.

Bom já me estou a alargar!

Desejo a todas uma hora pequenina , escutem tudo com muita atenção, podem não precisar mas, no meu caso foi 60 % da motivação para me manter calma, o resto foi para o marido, a equipa não pode fazer mais , eram muito poucos, eu mesmo assim sentime segura e percebi do que a Enfª falava se voltar a engravidar vou repetir as aulas sem hesitar

OBRIGADA Enfª susana

Sandra Alves

Anónimo disse...

Olá caras colegas,

Eu sou nova aqui, mas não nas aulas da PPP. Estamos com 38 semanas… ou com 39, como já nos disseram. Estamos na fase final e com muita necessidade de conhecer o Tomás, mas na realidade ninguém o conhece como nós.

As aulas têm sido, para mim e para o meu marido, uma “bengala” ou uma “solução” em momentos de ansiedade e desconhecimento. Quando tenho uma dor (ou é uma contracção?) o meu marido lá faz uma massagem e diz calmamente “respira, respira”. Está completamente condicionado. Agora é só experimentar na altura.

Das aulas, gosto especialmente do “contacto com a realidade” que a Enf. Susana proporciona. Fala-nos da parte dura e difícil de ter um filho, mas também da experiência rica e única de sentir um ser crescer dentro de nós, da interacção ainda durante a gravidez (mais importante do que qualquer fatinho que lhe compremos agora) e da forma como o acolhemos e cuidamos depois de nascer. Nada de fantasias… As mães que se constroem assim acho que estão mais preparadas.

Apreciei em particular a aula sobre a amamentação, pois senti que existem várias respostas possíveis (para além de ligar para a Enf. Susana) quando as coisas não correm bem e sendo essa uma altura exigente, porque estamos exaustas e um pouquinho “lerdinhas” para pensar em soluções eficazes, sinto que estou mais segura, atenta e disponível. Venha a subida do leite!!

Por fim, queria pedir às mamãs que já pariram para virem às nossas aulas ou aqui contar como foi o seu momento. Queremos ouvir experiências… e em relação a este tópico acho que as colegas grávidas concordam. Não?

Mónica P.

..Anita.. disse...

Olá Mónica...
Fiquei curiosa e tive de cá vir espreitar...
Eu concordo plenamente contigo!
Bem, mas parece que hoje as mamãs ouviram o teu pedido, foram duas visitas de uma só vez!!

Provavelmente já não se encontramos mais nas aulas.. mas só te desejo sorte pra os momentos que se aproximam... e, como diz a nossa Enf. Susana, temos de pensar "eu sou capaz... eu consigo"...
E, se a isso juntarmos as técnicas de respiração, que já são automáticas, penso que teremos um trabalho de parto muito mais fácil!

Estou sempre a repetir-me, mas realmente estas aulas valem a pena!

Tb gostei muito da aula sobre a amamentação.... e se nos virmos "atrapalhadas", podemos sempre ligar à Enf. Susana.. ;)
ou recorrer à última solução(o marido)...parece que funciona mesmo!!

Susana Cordeiro disse...

Cara Enfª Susana



È como muito gosto que lhe informamos do nascimento da Lara, foi no dia 24 de Novembro ás 5:30, nasceu com 3.390 kg e 49 cm de comprimento. Passamos primeiro pelo HSA – Leiria, por precaução e, pronto, já não saimos de lá, nada arrependidos, pois tanto o parto como todo o pessoal foi espetacular! A Lara vinha com o cordão umbilical á volta do pescoço, pelo que teve de ser reanimada, diga-se o maior stress de todo o parto, mas correu tudo bem e está muito bem de saude. Hoje 6ª feira fomos ao teste do pezinho, e desde que saiu do hospital já aumentou 110gr. Enviamos umas fotos para que possa ver a nossa menina, e aproveitamos para lhe agradeçer todas as dicas preciosas que nos foi dando durante o curso, mesmo aquelas que não faziam muito sentido, e que se teem revelado bastante uteis!



Continue o excelente trabalho



Cláudio, Eleonora e Lara



P.S.: O endereço que que nos forneceu na pasta estava muito ilegível, só depois de várias tentativas conseguimos aceder ao endereço certo. Parabéns pelo blog.

Sugestão: poderia disponibilizar os metodos de massagens num formato que dê para imprimir, por exemplo em pdf.



Cláudio Azambuja

Anónimo disse...

olá a todas novamente!
estou a ver que o blog está a ficar muito animado, por isso gostava de deixar uma sugestão à enf. Susana: e que tal transformar o blog num forum (como por exemplo o forum do pinkblue para grávidas, não sei se conhecem). É que num forum qq pessoa que se registe pode abrir um post e as restantes podem comentar e aqui no blog só conseguimos escrever nos comentários. Penso que seria uma forma de haver mais participação, mas a enf. Susana é que poderá ver se esta é uma situação que lhe interessa.
Entretanto, como esta semana não há aulas, a próxima terça e quinta-feira serão as minhas ultimas aulas, uma vez que na sexta-feira já tenho marcação para induzir o parto. Na altura estarei com 38 semnas e 4 dias, mas devido à tensão arterial alta a minha médica acha melhor não esperar mais.
Vou ter então de praticar muito bem os exercicios nestas ultimas aulas, incluindo os de expulsão, que ainda não treinei.
Até terça!
bjs
Rute

..Anita.. disse...

Olá a todas!!

A ideia da Rute do forúm é uma boa ideia! Por acaso também conheço o forúm PinkBlue e de vez em quando participo, é engraçado... mais pela partilha de diferentes experiências!

Pois é, Enf. Susana, eu ainda devo lá ir na 5ª feira da proxima semana (na altura estarei de 39 semanas e 4 dias)... a Laura está mto subida e não quer descer, a malandra... tenho recomendações para andar, andar, andar... só que com esta chuva.... :(

Então até à próxima aula..

beijinhos para todas.. ;)

Susana Cordeiro disse...

Olá Boa Noite

Estive a ler as vossas sugestões, vou ver o que se pode fazer, é que eu e a informática não andamos lado a lado.
Acho a ideia brilhante!!
Até lá um bom fim de semana a todas.

bj

..Anita.. disse...

Olá Bom dia a todas!

Queria só deixar um pedido à Enf. Susana, na última aula falou duma "poção mágica" para as cólicas dos bebés, baseada em tratamentos omeopáticos certo?
Se puder deixar aqui o nome ( sei que o deu na aula, mas já não me lembro), penso que nos poderá vir a dar imenso jeito!...

Muito obrigada Enfermeira!!

Beijinhos e bom fim de semana!

Susana Cordeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Socorro estou grávida!!!!
Isto é o que me apetece dizer.

Vou começar no proximo curso e embora não conheça a famosa Enfª Susana anseio o inicio das aulas. Já ouvir falar. Uma mulher forte que fala com convicção. é disso que eu preciso.

Até para a semana

Susana Simões

..Anita.. disse...

Olá Enfermeira Susana!
Olá a todas a mamãs e futuras mamãs!
Pois é já nasceu a nossa Laura!
Vim aqui num pulinho... porque agora o tempo é todo dela...
Nasceu dia 9 de Dezembro ás 20.17h, de cesariana (infelizmente)... com 3.500kg e 50 cm... é uma matulona!! :)
è uma princesa linda que se porta muito bem... Mama muito!
Eu tenho muita mama para ela, o que me deixa muito feliz!
Nós os papás estamos super orgulhosos, e apesar da cesariana de muito me valeu o que aprendi consigo enfermeira!

Logo que passe esta azáfama de visitas e o Natal, etc nós damos aí um pulinho a contar a experiencia e a mostrar o rebento!!

é algo mágico e inexplicável ter o nosso bebe nos braços ao fim destes meses de espera!!!


Obrigada por tudo enfermeira!

beijinhos da Laura e dos papás!

Anónimo disse...

Olá bom dia!!

Agora também eu já uma mulher atarefada, nestas lides de dar mama.
Bom o meu Bebé, nasceu no dia 28 de Dezembro. Foi um parto normal com epidural. As aulas de preparação foram sem duvida uma ajuda fabulosa, uma vez que só fiz epidural aos 5 cm de dilatação. Passei por todas as fases do trabalho de parto e portei-me super bem. Jamais me passaria pela cabeça que um parto decorre-se desta maneira. As aulas foram uma mais valia, permitiram-me obter alguma tranquilidade e ver tudo com outros olhos. No pós parto as dicas acerca das mamas são fundamentais e o meu marido foi sem duvida uma ajuda preciosa. Quanto á professora ou seja a Srª Enfª Susana só posso mesmo dar os parabens. Com as dezenas de grávidas que passam pelas aulas , a forma como consegue manter o feedback, a forma entusiasta como fala e nos transmite o conhecimente, é digno de qualquer outra sala de aula nas escolas deste pais.

Parabens e obrigada por tudo até pelas dicas no tlm

Fatima Pedrosa

Patrícia disse...

Estar grávida é.....

...ler 50 vezes o resultado positivo de gravidez para ter a certeza que está correcto
...dar por nós a pensar horas a fio como será o nosso bébé
...torçer, e muito para que ele seja perfeitinho
...ter sono, muito sono
...esperar ansiosamente pelas imagens da ecografia
...aprender a reconhecer o nosso bébé, nas manchas da ecografia
...ler muito e tudo sobre gravidez
...ir ao shopping e comprar só coizinhas para o nosso bébé
...sair á rua e só ver mulheres grávidas
...ficar diferente e esquisita,chorar e rir ao mesmo tempo,mas estar sempre tão feliz
...acordar várias vezes de madrugada para fazer xixi
...reparar que o nosso marido fica muito mais interessante, também como pai e perceber que foi o único homem capaz de nos presentear com tamanha alegria
...rir sozinha ao sentir o bébé mexer, mesmo que ele nos acorde de madrugada porque não estamos numa posição confortável para ele
...Enfim, só estando grávida para sentir o gostinho destas coisas maravilhosas!!!

Patrícia Ascenso

Patrícia disse...

As aulas de preparação são:

S uper interessantes
U teis para a vida
S ucesso
A colhedoras
N aturais
A doráveis

Obrigado Enf. Susana por todas as dicas e concelhos que vão ser precisosos para esses primeiros tempos de grandes mudanças (boas, espero!!)...

Patrícia Ascenso

Anónimo disse...

O dia chegou após uma semana de contrações irregulares e graças ás aulas de PPP, decidi ficar em casa tranquilamente aguardando a regularidade.
Bom dei entrada no HSA ás 6 horas de manhã, com 3 cm de dilatação. Fiz epidural que não resultou, tendo sentido todas as contrações no lado esquerdo do corpo. Apenas tinha como remédio as aulas de preparação e colocar em prática tudo o que aprendi. Não foi fácil, mas foi fundamental. correu tudo bem e ás 17horas Nasceu um menino com 3.100kg. Foi Fantástico, correu tudo como a enfermeira disse. Agora estou muito feliz com o meu bébé. Treinem muito o expulsivo foi fundamental.

Obrigada enfª pelo meu sucesso.

Volto no ano 2011 e sem dúvida para um novo treino
beijos e felicidades para todas
Paula Siva

Anónimo disse...

Olá

enfermeira Susana

Para lhe dizer que a Carolina já nasceu, foi no dia 19 de Fevereiro, com 36 semanas - parto induzido - pois a Carolina entrou em desaceleração. Foi internada no dia 17 e tive a bébe no dia 19. Quero desde já pedir-lhe desculpa pelo o atraso na comunicação, mas isto é uma azáfama.....

Quero-lhe agradecer todas as dicas dadas nas suas aulas de preparação para o parto, pois ajudaram-me muito, quer fisicamente e principalmente psicológicamente, visto que o parto induzido é demorado.....

Mais uma vez o meu obrigado.

De uma mãe e avó muito babadas.

Beijinhos

Célia Vala

Anónimo disse...

tsSão muitos os pensamentos que nos passam na cabeça quando começamos as aulas de preparação para o parto, mas acreditem que afinal de ridiculo aquilo não tem nada. Todos mas todos os ensinentos são ouro e aà prelectora PARABENS, pois consegue perfeitamente recrear tudo o que se vai passar. A mim passou-me segurança, tranquilidade, mais conhecimento, mas sobretudo obrigou-me a encarar com naturalidade o que pelo menos à dois milE NOVE anos depoids de Cristoacontece de forma natural, o NASCIMENTO.a mim tudo ajudou, tive um parto fantástico ,percebi o que se estava a passare estava confiante. Tudo me paraeceu normal

Não tenham medo

Parabens Enfermeira, as suas aulas são fantásticas

isabel Andrade

Anónimo disse...

Olá a todos!
venho aqui para vos deixar um comunicado bem simples: - O MEU BEBÉ JÁ NASCEU!!!
foi tudo muito maravilhoso, eu diria até mesmo MÁGICO! estava já de 39 semanas, tinha feito um registo ás 38, onde me informaram que não tinha dilatação... andava tranquila, por um lado desejosa de conhecer o meu filhote, por outro já sentia umas saudades imensas da minha gravidez... acho que é o que acontece quando se deseja muito alguma coisa e esta se concretiza.
no dia 11 de abril, acordei ás 6 da manhã com contrações, até aqui tudo normal, pois já tinha contrações á uns dois meses, mas estas começaram a ficar mais intensas e a marcar ritmo. por volta da 7 fui tomar um banho descansada, arranjei-me, ainda deu para limpar algumas coisas... deitei-me tranquila sempre a respirar como tinha aprendido nas aulas... aguentei as contrações até estas estarem com intervalos de 10 min, quando achei que as dores já eram consideráveis, fui para a urgência. cheguei ás 13:15, fui observada, estava já com quase 4 centímetros de dilatação. vesti-me e fui para a sala de dilatação com o meu marido. prepararam-me e aguardei pela epidural. no entretanto já sentia vontade de fazer força, foi então que me administraram a epidural e daí para a frente as contrações quase que desapareceram... daí a meia hora, já estava na sala de partos pronta a fazer força. depois de muito calor, de muito "respirar", nasceu o meu filhote ás 17:24. foi um momento maravilhoso, apetece chorar de alegria. fiquei num estado de espírito tão calmo, relaxado, parecia o melhor sítio para se estar em toda a terra.
agora tenho o meu filhote cá fora, estou a amamentar e é para continuar, sinto-me ainda mais importante para o meu bebé.
é certo que sem as aulas também se pode parir, mas eu adorei e aproveitei todos os segundinhos desta experiencia devido ás aulas, assim até o meu marido aproveitou toda a alegria que parir transmite... foi uma peça chave, sempre do lado, a acalmar o calor... a deitar olhares de carinho e conforto...
bom, quero agradecer muitissimo á enfª. Susana por ter ajudado neste meu momento.
prometemos passar por aí um dia para mostrar a todos o nosso filhote Duarte.
beijinhos, Sónia Patrícia e Ricardo.

Anónimo disse...

Pois é, chegou o Tomás!!!

Foi fantástico. Estou aqui hoje para vos dizer que foi um parto induzido, mas que correu muito bem. Estive muitas horas a fazer indução e até fazer a epidural as técnicas de respiração foram fundamentais. Estive sempre muito acompanhada pela equipa apesar de não estarem sempre presente. Deram-me os parabens pela minha preparação e disseram que são muitas as grávidas que com menos contrações se descontrolam, colocando em risco a vida e adapação do recém nascido ao nosso meio.

Bom correu tudo muito bem, estou encantada. Estou a dar de mamar e ele é muito comilão. Estive com alguns problemas de congestionamento mamário mas agora após os conselhoos da Enfermeira lá os resolvi. Agora tudo está a decorrer normalmente. Bom está a chorar tenho que dar mama. Para acabar quero dizer não tenham medo do parto, foi a melhor sensação que tive em toda a minha vida, o momento do NSACIMENTO. RECONHEÇO QUE SEM PREPARAÇÃO NÃO TERIA APROVEITADO NEM UM DÉCIMO. OBRIGADA ENFERMEIRA, A Srª É FANTÁSTICA.

CÉLIA SANTOS

Sharon disse...

Boa tarde!!

ola enfermeira susana gostaria de lhe pedir uma coisa como estou de 30 semanas e o proximo curso só começa dia 29 de junho altura que vou ter 33 gostaria de saber se posso fazer mesmo sendo um mês porque queria mais é ter dicas de amamentação ja k sou mãe de segunda viagem e tive muitos problemas com meu primeiro filho. É que liguei no hospital e disseram k era tarde com 33 semanas mas por mim estava disposta a fazer na mesma a minha DPP é 15 de agosto.
Vejo que é uma otima enfermeira e não queria perder esta oportunidade ..
meu email é shduarte@gmail.com
Sharon

Anónimo disse...

Ola Enf. Susana!!!
Somos a Joana e o Bruno (os famosos amigos da Enf. Carolina).
Queriamos dizer-lhe que estamos a adorar as aulas de preparaçao para o parto; para alem de muito uteis sao tranquilizadoras e ajudam-nos a enfrentar esta etapa com maior serenidade. Aguardamos com expectativa a chegada da Laura (em Agosto). Ate la prometemos continuar a ser alunos bem comportadinhos e faremos muito bem os trabalhinhos de casa.

Um beijinho!

J&B

Susana Cordeiro disse...

Olá Joana ,Olá Bruno :)
Fico muito satisfeita ao saber que as minhas aulas poderão ajudar alguém a passar esta fase da vida de forma mais consciente e menos angustiada. O nascimento de um filho é sempre um momento único que deverá ser vivido na planitude.
Gosto sempre do vosso feed back, tem sido dessa forma que as nossas aulas têm evoluido. A opinião dos pais constituirá sempre um documento de partida para a mudança, por isso aceitamos com bom grado sugestões. As necessidades sentidas por vós devem ser relatadas e se as aulas não as contemplam deverá haver ajustes. Para isso conto com as vossas opiniões.

Obrigada

Sharon disse...

Olá Enf. Susana!!! Foi bem de férias ?? espero k sim sempre sabe bem não é ?? primeiro quero dizer k estou adorando o curso !!! Me deixou mais confiante quanto a amamentação que tanto tive dificuldades do 1º filho e sobre o parto entao fundamental recomendo a toda gente!! Gostaria de saber uma opinião sua ... como tive uma cesariana marcada anteriormente e gostaria de tentar parto normal dessa vez minha médica disse k podiamos induzir o parto. Só que tive a pesquisar sobre isso e li que não é bom induzir parto pós cesariana por aumentar o risco de ruptura do útero ainda mais se for feito com medicamentos estilo oxitoxina e outros. Li também k aumenta o risco de parto com ajuda de forceps , ventosa e até mesmo de ocorrer outra cesariana. Estou inclinada a não marcar a indução e deixar as coisas correrem naturalmente... podes me esclarecer sobre esse assunto se é tudo isso mesmo??
Bjinhos e obrigada por tudo!!

Sharon com 35 semanas e segunda gravidez

Anónimo disse...

Boa tarde
Em 1º lugar Obrigada por tudo Enfª Susana
Correu tudo muito Bem e foi tal como disse.
Meninas as aulas ajudam muito e sem elas para mim era impensável parir. Estarei aí para a proxima

Boa sorte a todas e muito obrigada pela partilha

Ana Paula

Anónimo disse...

olá... eu sou a grávida do mês de Agosto que teve uma trombose vascular profunda na perna esquerda...

O meu Santiago nasceu no dia 18 de Setembro e com uma hora pequenina (cerca de 3 horas)...

É claro que já tinha contrações à já alguns dias e nessa mesma noite andei desde as 3 da manhã com contrações de 10 em 10m... mas sempre tudo muito tolerável!

Cheguei ao hospital por volta das 9h da manhã e por volta das 10h o médico viu-me e mandou-me para a sala de dilatação (já tinha cerca de 4 cm) e apartir da aí foi uma mistura de sentimos à flor da pele e a 100 à hora...

Ás 11 horas da manhã já estava com o arsenal todo montado à minha volta... e tive o meu filhote às 14.10m... foi maravilhoso! É claro, tudo sem epidural... ( a ultima hora foi um pouquito dificil...)Mas, agradeço à enfermeira Susana todas as palavras que me disse no curso...
Não foi fácil, mas tudo passa...

Obrigada por tudo...
Felicidades a todas as mães!

Joana Oliveira disse...

Olá Susana!
Sou a Joana (amiga da Enf. Carolina) e cá estou, embora um pouco atrasada, para partlhar a minha experiência do dia 8 de Agosto: O dia em que a minha Laura veio ao mundo.
Posso dizer que foi, de longe, a experiência mais gratificante que alguma vez vivi!
Cheguei à Bissaya às 9 da manhã (o parto foi induzido), fui observada, pastilhinha lá dentro e... andar... andar... andar pelos corredores e... nada! Às 14h fui para a sala de indução para levar ocitocina e...nada! As enfermeiras sempre a aumentar a dose e... nada! O Bruno e a Carolina só me diziam "então e dores????" Só por volta das 17h é que começaram a surgir alguns "incómodos" que controlei com todas as técnicas que aprendi. Perto das 20h fui para a sala de parto, onde levei a sagrada epidural e depois... depois... NASCEU A LAURA às 23h07 (a última do dia! Uffff!)
ADOREI! É verdade que dói um bocadinho, mas se tivermos calma, tudo corre bem! E as aulas de preparação, diga-se de passagem, ajudam imenso às mães e aos pais!

Obrigado por tudo, do fundo do coração! Fique certa que, se um dia tiver coragem de repetir a experiência, vou ter consigo para fazer um refresh de tudo que aprendi!

Beijocas!

Joana, Bruno e Laura

Lina disse...

Olá. Também nós queremos aqui deixar o relato da nossa experiencia maravilhosa.
Cá vai:
Foi no dia 23 de Outubro que nos deslocamos para a Maternidade Bissaya Barreto para fazer nascer a nossa menina!
Chegamos lá e tive um parto induzido. Tinha apenas 1cm de dilatação e o colo do útero completamente fechado. Depois do nosso dr. nos ter feito umas "maldades" e colocado uns comprimidinhos para acelerar o processo fomos almoçar. Eu e o papá fomos deliciar-nos com uma bela lasenha. Depois tinhamos 1h para andar a pé. De voltaà maternidade o Dr. diz-nos que o processo pouco ou nada avançou, pelo que levamos nova maldade e nova dose de comprimidos. Subimos para o internamento. Lá não se passava nada. Eu estava porreira da vida. Não havia dores nem contrações... Subi e desci aquelas escadas nem sei quantas vezes. 2h passadas o dr. vem observar novamente. Umhhh qualquer coisa ja se passou. Nova maldade e saco das águas rebentado. Passamos para a sala de indução propriamente dita onde ja tenho de permanecer deitada com soro e ocitocina e ainda com os aparelhos de registo ligados.
Passa-se cerca de meia hora e não se passava nada comigo. Cheguei a pensar que seria daquelas afortunadas que não sente dores... mas estava enganada!! Elas depressa apareceram e a valer. Valeram-se as aulas de preparação para o parto com as tecnicas de relaxamento e de respiração durante as primeiras 4h, e ainda o marido que não saiu do pé de mim e que me ajudou imenso.
Passadas 4h tinhamos 4 cm de dilatação e o colo do útero apagado, ou seja as condições para levar a epidoral. Passamos para a sala de partos. Informaram-me que a anestesista estava numa cesariana e mal terminasse viria administrar-me a milagrosa injecção!!
Passou-se 1h e nada de anestesista. Entrei em desespero. As contrações eram agora muito fortes e regulares havendo muito pouco espaço entre elas. Como se já não bastassem as contrações tinha também imensas dores de rins. estava completamente descontrolada. Ja não havia respiração nem nada que resultasse. Aí o marido foi espetacular. Começou a massajar-me os rins e a respirar comigo incentivando-me sempre a continuar. Foi o que me valeu, porque o desespero era muito. Chega a 1 altura em que ja não conseguia pensar em respiração, apenas em acabar com aquelas dores... Finalmente chegou a anestesista. Mas as coisas não são assim tão simples... É necessário estar imóvel. Não nos podemos mexer 1 milimetro e com contrações não fica nada fácil. Fácil também não foi a sra. anestesista conseguir espetar a agulha pq saltava sempre fora. Ela já dizia não consigo não consigo... e eu a desesperar a pensar como iria ser se não conseguisse levar...Lembrava-me bem das palavras da Enf. Susana: 1cm 1hora; 10cm 10horas... Ui como estas palavras nao me saiam dacabeça!!
Finalmente veio outra anestesista e finalmente conseguiu. Foi mais de 1h hora assim... Mas depois disto, nao se passava mais nada. Estava tudo maravilhosamente bem, dava até para brincar com toda a exelente equipa médica que nos acompanhava. Sentia apenas as contrações mais fortes, mas nada de extraordinario.
Por fim o Dr. veio observar e verificou que a Matilde já podia nascer!! Apenas fiz o primeiro tipo de respiração. Juntou-se toda a equipa, nunca vi tanta gente junta á minha volta... e tudo correu muito bem. Bastaram apenas 2 contrações, muita força e ajuda de 1 ventosa e cá esta a princesa. Este foi o momento mais maravilhoso. A altura em que nos colocam esta coisinha pequenina, muito vermelha e tão fragil em cima das pernas num pano quentinho. É a melhor sensação do mundo. Comecei de tremer e chorar e assim fiquei durante um bom bocado. O papá que assistiu a tudo, tb estava muito emocionado. São momento impossiveis de descrever. Só quem passa por eles é que sabe!!
SER PAIS É A MELHOR COISA DO MUNDO!!
Queremos aqui agradecer à Enf. Susana pelas suas aulas muito divertidas e todos os conselhos uteis que nos deu.
O nosso muito obrigada,
Lina, Matilde e Ricardo.

Susana Cordeiro disse...

Obrigada Lina por as suas palavras, sem duvida que as aulas são por vezes divertida,mas não podemos deixar de falar nas dificuldades, essa será a unica forma de dismistificar a dor durante o trabalho de parto. Parabens e um bom Natal para a sua Grande familia.

bj

Anónimo disse...

Boa tarde a todas as mulheres que leêm este blog??
Aulas de preparação para o parto?
Sem dúvida. O meu parto:
_ Correu tudo como me foi descrito pela EnFª Susana, fiz o trabalho e parto sem epidural por impossibilidade da anestesista. consegui usar todos os tipos de respiração. Não foi nada fácil. no fim de 10 horas fui para cesariana porque o bébé não encravou a cabeça. Apesar d tudo não me imagino no hospital sem os conhecimentos que aqui adquiri. Estive sempre confiante e serena aceitando a progressão e as decisões com naturalidade. A equipa do hospital de Leiria foi fantástica e como disse a Enfª Susana é mesmo uma das melhores equipas de enfermagem que ela conheceu. Eu também Srª Enfª
Para as grávidas que estão a ler o meu testemunho só posso dizer que não tenham medo, a Enfª na sua forma dura , prática e sem floreados prepara-nos para tudo aquilo.
Continuem a formação e boa sorte para todas.
Parabens pelas suas aulas.

Rita

Nataxxa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nataxxa disse...

Quando numa das aulas a Enf. Susana nos perguntou para dizermos em 4 palavras o que tinha sido para nós as aulas de preparação para o parto, a minha resposta foi: úteis, pois... (e depois da enf. ter dito que isso já eram 2) eu disse: pois, pois! Por esse meu bloqueio mental do momento, vou agora tentar neste post dizer o que significaram para mim e para o meu marido as aulas de preparação para o parto, tendo sido hoje a última aula.
Foram-me recomendadas as excelentes aulas da Enf. Susana por uma amiga minha, funcionária no CHSF, e se já as queria fazer com mais certeza fiquei que era mesmo ali que me ia inscrever. O horário foi um pouco complicado devido ao trabalho mas tudo se resolveu.
Sendo compostas por aulas teóricas e prácticas, para mim, tiveram tanta importância umas como outras. Tal como a Enf. diz, ter aulas práticas sem saber o que estamos a fazer e porquê não faz sentido. Concordo plenamente. É certo que hoje em dia lemos muita coisa em revistas, na internet, mas é sempre diferente assistir a uma pessoa especializada no assunto a explicar-nos as coisas e a tirar dúvidas, não só com factos científicos como também com as próprias experiências que ela, como parteira, e outras grávidas tiveram. É muito útil, reconfortante, dá-nos uma sensação de conhecimento e também de descanso sobre algo que para a maioria das pessoas que frequentam os cursos é novidade, como era o nosso caso.
A linguagem usada é muito acessível, sem rodeios, não para meter medo mas para nos alertar sobre aquilo que vamos enfrentar. Frases como: "10cm de dilatação, 10 horas em média", "não há bébe sem cóco", "inspira como se estivesse a cheirar uma flor e expira como se estivesse a apagar uma vela sem a apagar" são coisas que acho que jamais vamos esquecer.
As aulas práticas, além dos exerxícios de fortalecimento que são importantes. A explicação da respiração nas várias fases do trabalho de parto e do período expulsivo são deveras importantes e espero sinceramente que as consiga pôr em prática quando for a hora.
Com este texto todo que já vai longo e que não consegui condensar em 4 palavras, espero "convencer" e "influenciar" quem lê este blog, quem pensa em ter aulas de preparação para o parto, porque no CHSF ou noutro sítio, deveriam fazê-las e tendo em conta o que sei depois de as ter feito no CHSF, acho que é uma excelente opção.
Voltarei a fazer novo post quando a Sofia nascer para contar a minha experiência do parto.
Até lá, boas aulas para a nossa professora e para quem vai assistir
Teresa e Diogo (o casal informático refilão)

Susana Cordeiro disse...

Teresa e Diogo
Não imagina o quanto reconfortante são as vossas palavras. O reconhecimento do nosso trabalho é sem duvida a melhor recompensa a seguir aos ditos eurooosss ahahaha
Bom eu tento que as aulas sejam antes de mais espaços de partilha e só depois cinesioterapia e fortalecimento. Acredito que o medo é o vosso principal obstáculo, ultrapassado o sucesso é garantido.
Penso que isso eu consigo , dar-vos confiança, tendo a certeza que mesmo que não consigam fazer tudo tem uma conscincia de colaboração muito mais desenvolvida.

Felicidades e obrigada pela boa disposição

bj

Unknown disse...

Não consigo ver este blog sem deixar o meu comentário. Fiz parte da última turma de preparação para o parto e devo dizer que acho fundamental este tipo de aulas. Algumas pessoas amigas até me perguntam como é que eu sei tanta coisa se ainda não passei pela experiência do parto. E eu respondo que fui às aulas para aprender.
Confesso que comecei as aulas com pânico do parto, embora não o tenha confessado. Com o avançar das aulas e com o "tratamento de choque" que foi para mim encarar a realidade comecei a ficar com mais medo. No final do curso fiquei muito mais descansada, muito mais esclarecida e muito mais aliviada! Como disse no 1º dia, prefiro estar preparada para o pior porque o que vier de melhor é lucro. Estou preparada psicologicamente para 10cm 10h!
Termino agradecendo toda a boa vontade e disponibilidade de Enf. Susana e recomendo os pais irem também às aulas porque o meu marido no início não queria assistir ao parto e agora já diz que só sai de perto de mim quando for mandado embora. Fez-lhe bem perceber a "alhada" em que nos meteu :-)
Beijos,
Ana Duarte (aluna da Mat. Daniel de Matos)

Susana Cordeiro disse...

Olá a todas

Obrigada pelas palavras e boa sorte, venha depois falar da vossa experiência( triade).

Gostaria que dessem uma vista de olhos no manual de primeiros socorros que já está disponivel, não é da minha autoria mas acheio muito actualizado sem entrar em grandes conceitos cientificos. Parabens ao autor e não deixem de consultar.

Susana Cordeiro disse...

Olá :)
Não posso deixar de publicar este email e peço desculpa à autora por o fazer mas consider o seu testemunho um pilar de esperança e força.

Obrigada

bj e felicidades



"Boa tarde Enf. Susana,

Sou a Paula que frequentava as aulas de preparação para o parto às quartas-feiras, o meu marido era aquele que só ia de vez em quando, pois trabalhava por turnos.

O meu filho Santiago nasceu no dia 25 de Fevereiro, parto normal e correu tudo bem, faltava 1 dia para fazer 40 semanas. Na madrugada do dia 25, tinha eu acabado de me deitar, quando o saco das águas rebentou, dei entrada no Hospital Sto André eram quase 2h da madrugada e o meu filho só nasceu eram 19h17. Não posso dizer que foi fácil, até porque sofri bastante até começar a fazer a dilatação. Quando dei entrada no hospital, o meu colo estava duro e sem dilatação, estive toda a noite e até perto das 15h só á espera que o colo ficasse mole, foi nesta fase que sofri muito, com tudo o que me fizeram para eu começar a fazer dilatação, depois de 3cm de dilatação levei a epidural e em menos de 2h cheguei aos 10cm de dilatação. Passei por todas as fases com excepção da que temos vontade de fazer força e não podemos. No momento de fazer força a enfermeira disse que eu estava a fazer muito bem, notava-se que tinha ido às aulas todas, mesmo assim o bebé não descia, pois tinha uma orelha a obstruir a passagem. A médica que me estava a assistir disse que tinha de ser cesariana, mas a enfermeira insistiu para passar primeiro pela sala de partos. Depois de tanta hora a sofrer, não queria aceditar que ia ser cesariana, foi então que me deu uma força inesplicável, consegui nunca perder a calma e colaborar em todo o processo. Cheguei à sala de partos, prepararam tudo, senti uma contração e perguntei: "posso começar?", responderam-me que sim, e minutos depois o meu bebé nasceu. Todos me deram os parabéns porque nunca pensaram que o bebé nascesse parto normal. E eu quero dar-lhe os parabéns a si por durante as aulas me ter transmitido todos os conhecimentos de que precisei e que me ajudaram a nunca me assustar com nada do que me estavam a fazer, pois sabia em que consistia. Achei as aulas muito produtivas, acima de tudo é indispensável não perder o controlo para colocar em prática tudo o que aprendemos.

Cumprimentos,

--
Paula Santos"

Unknown disse...

Olá a todos,

Depois de me ter tornado mãe percebi o nome deste blog. Posso dizer que o meu parto foi a sorrir. Tive sorte é certo mas os ensinamentos das aulas da Enf. Susana foram essenciais. Felizmente não passei nem por metade do que ela nos ensinou mas para ajudar a passar o tempo eu só pensava "faltam 6 dedos de dilatação, faltam 6h". O meu marido já sabia quando estava com uma contracção só pelo meu respirar e no fim, quando o médico me pediu para fzer força, eu utilizei o que aprendei no período expulsivo e foi tão bom quando o médico me disse "muito bem". Tentei ser disciplinada, nunca me contorcer aquando das contracções e fazer tudo o que me diziam. Correu muito bem e a Margarida veio ao mundo no dia 19 de Março com 2850kg e 49cm. Só levei 2 ponto interiores e estou pronta para outra!
Boa sorte a todas e obrigada Enf. Susana :-)
Ana Duarte.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nataxxa disse...

Conforme prometido, cá estou eu de novo para contar a minha experiência do parto.
Pois é, a Sofia já cá está do lado de fora desde o dia 1 de Abril (não, não é mentira) e nasceu com 3.210Kgs e 49 cm, às 39 semanas e alguns dias.
Posso dizer que de modo geral, o parto correu bem. Foi parto normal com episiotomia, induzido, com epidural. No dia 1 fui fazer o registo e como a moçoila resolveu fazer greve durante o processo e não se mexer nem com chupa-chupas nem com abanões, a Dra. Alicia que a seguir me observou não gostou da conversa e mandou-me ficar internada. Como só tinha 2cm de dilatação e não havia mais sinais nenhuns de entrar em trabalho de parto, teve que ser induzido. Enquanto as contrações não começaram, estive alegremente a falar com a vizinha da cama ao lado mas depois, tanto ela como eu resolvemos parar a conversa e começar a pensar em descansar... Usei a respiração como deve ser, que devo dizer que me ajudou bastante e a dilatação estava a fazer-se a um ritmo algo rápido. Por volta dos 4 ou 5 cm de dilatação, a enfermeira rebentou-me o saco das águas. Bem, doeu que se fartou! E depois daí a coisa começou a apertar um bocado. As minhas contrações eram um bocado estranhas: tão depressa era muito juntas como mais espaçadas e foi sempre assim até ao fim. Quando fui para a sala de dilatação, e especialmente entre as contrações, eu tremia que parecia uma vara verde e tinha que desperdiçar alguma da minha energia a tentar concentrar-me para não tremer. Foi então que me deram a epidural, que não custou nada por aí além e que me deu um alivio enorme!
Eram então perto das 22h quando fui para a sala de partos e que a parteira se preparou para fazer o parto. Não senti cortar nada. Apesar de fazer a respiração do período expulsivo, estava com algumas dificuldades de concentração e quando respirava estava a levantar o rabo, o que dificultava o processo. Mas consegui fazer força e lá nasceu a Sofia às 22h15 que ainda nem tinha saído completamente e já estava a chorar.
O pai assistiu a tudo e portou-se muito bem.

Tal como eu dizia, mesmo que não nos consigamos concentrar o suficiente para fazer tudo como aprendemos, o conhecimento está lá e estamos muito mais conscientes do que precisamos de fazer. Por isso, a quem tem dúvidas, façam as aulas. No meio de tantas preocupações e dúvidas que temos nesta altura, esta será menos uma.

Beijos,
Sofia, Teresa e Diogo

CR disse...

Olá!
Aqui estou eu para partilhar a minha experiência de parto! Felizmente tive a sorte de fazer a preparação para o parto com a Enfermeira Susana, que achei excepcional! Para além de ser prática, e objectiva ensinou-nos a não ter medo e a encarar a dor como uma coisa positiva!

Pois é a Matilde nasceu dia 22 de Maio às 2h36 com 2,985 kg e foi parto induzido. Tive algumas horinhas à espera que ela nascesse, e durante esse tempo apliquei todas as técnicas que aprendi! Os médicos e enfermeiros elogiaram o meu comportamento e disseram que se notava na perfeição que tinha tido preparação ;) Durante essas horinhas na qual estava a fazer a dilatação, tive a sorte de ter o meu marido ao meu lado a fazer tudo o que a Enfermeira Susana lhe ensinou. Ora me fazia massagem, ora me dava uma compressa molhada para a boca, ora me borrifava com água termal, ora dizia "sopra".."tu consegues" etc.

Tive das 2h30 da tarde até ás 10h da noite com contracções regulares, ritmicas e dolorosas..mas depois felizmente tive a oportunidade de levar epidoral. De facto posso dizer que tive um parto a sorrir! Agradeço à Enfermeira Susana todo o trabalho de preparação! Foi super útil para mim e para o meu marido! Beijinhos e boa sorte para todas!

Unknown disse...

Olá a todas as futuras mamãs.
Quero deixar aqui um comentário sobre a minha preparação para o parto.Antes de mais tenho de agradecer à enfermeira Susana por toda a preparação e todo o ensinamento que dá as grávidas.
Desde que iniciei as aulas de preparação para o parto nunca pensei que me fossem tão necessárias como realmente foram.No dia 18 de Maio de 2010 fui internada para provocarem o parto uma vez que já estava quase nas 41 semanas. Manti a calma ao máximo, efectuei todas as técnicas que a enfermeira Susana ensinou.Tive um parto normal e naturalíssimo pois não levei epidural nem sequer uma única anestesia para ser cozida no final do parto.A calma é o bem mais precioso que temos numa altura como essa.É uma altura de muitos sentimentos.Mistura-se a alegria com o medo.O que não podemos é deixar o medo ser superior À alegria e foi exactamente isso que eu fiz.Fiz tudo tal e qual como aprendi e como as enfermeiras durante o parto me pediam para fazer.Às 18h45 entrei na sala de partos e Às 19h15 a minha bebé nascia.Sem epidural é uma sensação única pois sente-se a bebé a descer e é lindo lindo lindo.Uma sensação única. A todas as futuras mamãs...mantenham a calma e tenham um parto o mais natural possível.Não é por o blog ser "Parto a sorrir" mas realmente eu estive sempre a sorrir e a rir durante todo o trabalho de parto.

Sara disse...

Viva

Gostaria de saber se eu e o meu companheiro podemos assistir a aulas de preparação para o parto. Ainda não estamos grávidos mas ando a ler muito sobre o assunto e confesso que me atrai imenso ter um parto na água... (sim, já tenho alguma vontade de ter um bebé mas o pânico que sinto do momento do parto é tanto que até me encolho só de pensar nisso... no, entanto quando o momento chegar quero ter um parto natural). Aguardo uma resposta logo que possível. Obrigada!

Sara.

Susana Cordeiro disse...

Bom

Confesso que não estamos preparados para satisfazer o seu pedido. As aulas no CHSF, são dirigidos a casais grávidos.
Aconselho-a a não pensar muito na gravidez, viva a vida naturalmente e quando acontecer então procue informação . Planear muito, dá asneira.Não há pessoas iguais, portanto não há gravidezes iguais e muito menos experiencias iguais. Espere pelo seu momento e viva-o sem estar há espera de nada. Não viva de mitos e de relatos por vezes exacsrbados pelos limiares de dor de cada pessoa que o relata. Terei todo prazer em te-la na PPP, mas grávida e 30 semanas:)

Sandra Morato disse...

Sou autora do livro "Sara, a Luz!" onde descrevo a minha fantástica experiência de ser mãe de uma menina (Sara Morato) com Sindrome de Down / Trissomia 21. É da Primebooks. Anexo a capa do livro.

Pretendo que esta partilha possa ser mais uma ferramenta na construção de um caminho rumo ao futuro onde Inclusão, Integração e RESPEITO sejam realidades consolidadas para estas crianças. E tento que chegue ao maior número possível de unidades de apoio materno-infantil do país, para assim chegar a mais pais e profissionais de saude.

Tomo também a liberdade de vos enviar um link, onde para além de informação mais detalhada do livro, tem ligação à recomendação do Prof Marcelo Rebelo de Sousa, em como este livro ajuda outros pais a lidarem com esta situação:

http://www.ajudas.com/notVer.asp?id=4418&src=destaque

Agradecendo a atenção que o presente email vos possa merecer, e aguardando as v/ rápidas noticias, por qualquer uma das minhas formas de contacto acima mencionadas,

Melhores Cumprimentos,

Sandra Morato
Peniche

Anónimo disse...

Bom dia a todas!!

Quero aproveitar este espaço para agradecer a Enf Susana, pelo apoio e atenção que teve as alunas da Enf Lina da Polidiagnóstico. No passado dia 2 de setembro fui abençoada com o nascimento da minha pequenina e tudo o que aprendi em suas aulas foram-me muito util, porque passei por todas as fases do parto descritas pela Sra Enf.
Recomendo o curso de preparação, pois nos deixa mais segura e inibe a ansiedade do inesperado.
Quero aproveitar para recomendar o Hospital Santo André de Leiria, onde existem profissionais dedicados e muito atenciosos. Vê-se bem, que fazem o seu trabalho por amor.
A Enf Susana, dou o meu agradecimento, pela atenção e pelo cuidado que tem com as suas grávidas.
E também agradeço a Enf Lina, que infelizmente não tive o prazer de a conhecer muito mais, mas bastou uma aula, para perceber a grande profissional que é.

Boa sorte a todas que iniciam esta fantástica dádiva de Deus, que é estar grávida :))))

Juliana Teixeira

Susana Cordeiro disse...

Obrigada Juliana por as suas palavras. Sem dúvida que o HSA tem uma das melhores equipas que conheço daí que eu sempre diga que não vale a pena ir para Coimbra quando temos à porta grandes profissionais. Quanto à Enfª Lina agradeço em nome dela e concordo em absoluto com o que diz:
_Trata-se de uma grande Mulher que não sabe bem o que vale.
Está a recuperar e rápidamente a teremos na concorrência ahahaha

bj e felicidades

Susana Cordeiro

Anónimo disse...

Olá a todas:)))
Estou Aqui para vos dizer que o meu bébe já nasceu e bem com ajuda da equipa fantástica que estava no HSA E QUE FORAM INCANSÁVEIS. A Enfª Paula Guerreiro foi o máximo e graças à Enfª Susana consegui perceber que tudo o que estava a acontecer era normal.Muito obrigada!!!
Bom a única coisa que não gostei foi de ouvir uma senhora que faz preparação nos Capuchos, dizer mal das outras preparações. Não é dizendo mal do trabalho dos outros que provamos o quanto somos bons.É UMA ATITUDE POUCO PROFISSIONAL.

Coragem que aquilo é fácil, basta ouvir o que a enfermeira diz nas aulas e tudo corre bem.

Boa sorte
Passarei aí para vos mostrar o meu principe

S.MARIA

Anónimo disse...

Olá a todas,

Vou ser mamã pela terceira vez e andava aqui à procura de informações (mesmo sendo o terceiro, a curiosidade e expectativa é sempre a mesma) e dei-me com este blog, que é sempre bom de encontrar, quanto mais não seja para ler coisas de quem tem conhecimentos e partilhar experiências. Também acho importantissimas as aulas de preparação para o parto, e sempre as fiz e estou a pensar fazer de novo. Confesso que foi isso que me ajudou muito nos meus partos. Aconselho vivamente e aconselho também todas as mães a amamentarem os seus filhos o máximo que possam porque é uma experiência inigualável. Quanto ao último comentário da sra. S.Maria, devo dizer que, também comigo as enfermeiras e restante pessoal foram impecáveis e correu tudo lindamente (a minha francisca e o diogo agradecem). No entanto, sinto-me obrigada a restabelecer a justiça no que diz respeito à sua afirmação feita acerca da enfermeira obstreta que dá aulas de preparação nos capuchos. A referida enfermeira é de uma humanidade sem comparação. Fiz com ela as minhas duas preparações, e do último também o aconselhamento em aleitamento a massagem do bebé. É uma pessoa extremamente profissional, humana e dedicada. Nunca a ouvi dizer mal de ninguém, nem estabelecer qualquer tipo de comparação. Posso dizer que muitas foram as noites em que estando aflita ou com algum problema lhe pude ligar, até mesmo depois de ter tido os meus filhotes.Ela esteve sempre presente para mim, e para todas as que frequentavam as suas aulas, e frequentam. Tive a sorte de ser ela a fazer-me um dos partos e foi impecável.Choca-me que difamem em hasta pública uma pessoa como a enfermeira. Isso, sim, é falta de ética, ou pressupõe outros objectivos que nem preciso de explicitar. Dona S.Maria, esses comentários eram escusados. Talvez a sra não tenha compreendido o que a enfermeira lhe disse na altura, ou tenha interpretado de forma errada. Acho o seu comentário maldoso e mal intencionado. Só mesmo de quem não conhece a pessoa em questão.
Peço desculpa pelo meu comentário, mas tinha de o fazer. Talvez sejam as hormonas a trabalhar...elas às vezes também são fundamentais, porque nos tornam mais humanas e justas. Adoro estar grávida e estou desejosa de ver o meu novo rebento. Faço votos de que todas tenham uma hora bem pequenina e muitas felicidades a todas. E também a si sra. S. Maria.

ass.: Nádia S. Pinto

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns á Enf. Susana pelas aulas de preparação para o parto! Adorei a frontalidade e conseguiu fazer-nos perceber o que nos espera...
Aconselho todas as grávidas e acompanhantes a frequentar este curso.

Apenas lamento não ser realizado até ao final da gravidez.

...Já estou a sentir falta do "inspira como se estivesse a cheirar uma flor, expira como se estivesse a apagar uma vela".

Muitos Parabéns!

Estela Vicente

Anónimo disse...

Olá Todas

O meu bébé nasceu e correu tudo muito bem, as aulas da enfermeira Susana São um espetáculo e ajudaram-me a manter confiança na equipa que aliás foi muito competente e simpática. Parabens ao HSA pelos serviços de qualidade da sua maternidade. Quanto à preparação palavras para quê, a Enfermeira Susan ,é a Enfermeira Susana, com carisma, garra e um fantástico sentido de humor, brinca com o parto mas transmite a duresa de parir,iuiuiuiui

Parabens

Isabel Silva

Unknown disse...

Olá a todas!

Sou uma das alunas da Enf. Susana e quero-vos dizer que estou a adorar as aulas. No inicio estava um pouco receosa e envergonhada, mas a Enf. susana é espectacular! Não há palavras para descrever! Durante as aulas,só me imagino com a Enf Susana ao meu lado quando o Dinis nascer, a ajudar-me no 2º tipo de respiração, que me tem dado mais dores de cabeça, porque acho que não faço correctamente. E depois lá estão as horas de trabalho de parto "entre o fazer bem e o fazer mal", não é Enfermeira?
Não tenho medo do parto, não sei se vou ter dores de morrer ou não! Com a ajuda da Enf Susana, tudo o que me assombrava na epidural desapareceu! Eram apenas mitos!Mas gostaria muito de ter um parto normalissimo! Com dores e sem epidural! ...por isso o 2º tipo de respiração me tem dado tantas dores de cabeça!
Estou mesmo a ver é q quando as dores começarem a apertar, vou ser daquelas que falam, falam e depois vou gritar pela epidural! lol espero que não!

Obrigada Enf. Susana, pela calmia que nos transmite a cada aula!

Cláudia Barreira

susana cordeiro disse...

Olá

Calmia para uns ,consciencialização para outros, mas principalmente desmistificar e chamar atenção que gravidez não é doença.bj

Anónimo disse...

Hoje é um dia muito especial para mim,regresso a casa com o meu rebento. Comentários é o que querem ler, mas pouco tenho para dizer, correu tudo como a Enfª Susana referiu e graças a ela eu estava preparada para aquela etapa.
A equipe que estava de serviço, deu-me os parabens e eu sem dúvida que me portei muito bem até à epidural que foi aos 5 cm.

Enfermeira muito obrigada por tudo e por estar no CHSF a proporcionar também ás que não podem pagar uma igualdade de direito à formação.

Felicidades para as suas aulas e continue assim
Tania Duarte

Anónimo disse...

Hoje é um dia muito especial para mim,regresso a casa com o meu rebento. Comentários é o que querem ler, mas pouco tenho para dizer, correu tudo como a Enfª Susana referiu e graças a ela eu estava preparada para aquela etapa.
A equipe que estava de serviço, deu-me os parabens e eu sem dúvida que me portei muito bem até à epidural que foi aos 5 cm.

Enfermeira muito obrigada por tudo e por estar no CHSF a proporcionar também ás que não podem pagar uma igualdade de direito à formação.

Felicidades para as suas aulas e continue assim
Tania Duarte

Anónimo disse...

olá, quero agradecer á enfermeira Susana tudo o q me ensinou pois foi muito útil, isto porque passei por todas as fases.Dei entrada no hospital no dia 12 de Novembro as 6h da manhã com contrações de 6 em 6 minutos, a médica q me atendeu mandou me para casa porque tava mt atrasado e q não era para aquele dia, eu só perguntei se n tinhas de ir ao hospital apartir do momento em q se tinha contracçoes de 10 em 10 minutos disse q sim mas no meu caso tava atrasado, isto porque ao q me deu a entender ela tava a dormir,veio toda esgadelhada e como não havia lá mais ninguem foi uma maneira de me despachar. Vim para casa quando cheguei já estava com contracções de 3 em 3 minutos, fui tomar banho e lá vou eu novamente para o hospital. Dei entrada e fui atendida por um médico q confirmou q eu estava em trabalho de parto,fui para a sala de dilatação onde me rebentaram o saco das águas e como já tinha 3 cm fui para a outra sala para levar a epidural, pois aqui é q foi pior as dores começaram a apertar e nunca mais vinha a anestesista isto eram 16h30m. Fimalmente a médica apareceu foi como um anjo.. apartir daqui sentia as contracções mas sem dor mas na parte final sentia aquela vontade de fazer força e não podia porque só tinha 6cm, aqui a respiração foi fudamental cada vez era mais dificil e continuava a não poder fazer força. Até q alguém diz para fazer força isto com 8cm de dilatação mas teve de ser porque meu bébé tinha duas voltas de cordão no pescoço e tinha de nascer, fiz força como a enfermeira ensinou 4 ou 5 vezes e nasceu o nosso principe as 19h49m com 3,510kg.
Quero agradecer a enfermeira Susana mas quero sobretudo agradecer a assistência do Hospital de Santo André não podia ter sido melhor desde auxiliares, enfermeiras e parteira.

susana cordeiro disse...

Parabens e ainda bem que lhe valeu alguma coisa. Daqui para a frente faça com que o seu filho se sinta único.

Quanto ao HSA, é como vos digo tem uma das melhores equipas que conheço ,portanto Coimbra só por Coimbra não vale a pena ..Temos que preservar o que é nosso.

Parabens e bom Natal

Claudia disse...

Olá a todas e parabéns pelos vossos bébés!!

Eu estou na 39ª semana e cheia de ansiedade para o grande dia e conhecer o meu Dinis!
Só tenho pena que a Enf. Susana não trabalhe no HSA... mas sei que em qualquer sitio que esteja, está a fazer um excelente trabalho, ajudando e apoiando futuras mamas para que o pré-parto, o parto e o pós-parto seja o mais natural possivel!

No dia em que terminamos as aulas de prep,pré-parto, senti um vazio enorme... no ultimo dia de aula, cheguei ao carro e pensei:"Agora estás por tua conta"...
Nem eu imaginava que aquela horinha, duas vezes por semana a ouvir a voz da Susana, fossem tão importantes! mas o que é certo é que agora deixa saudades, mas com a certeza de que vou entrar no hospital muito mais confiante e sem medo de passar horas "sozinha" até que alguém chegue ao pé de mim, porque sei que eles tem tudo controlado!

Estou mesmo muito ansiosa pela minha "horinha"! Agora quando tenho alguma dor, até já me riu e começo a pensar: é agora??

Um beijinho a todas e mais uma vez um muito obrigada à Enf. Susana!

Feliz Natal

susana cordeiro disse...

Olá
Gosto de grávidas confiantes e garanto-lhe que passa sempre por aí, tranquilidade e confiança em quem lá está. Quanto ás aulas de pré parto está convidada a regressar mais uma aulinha ainda pode vir 5ª ás 19.30 ,terça e dia 28, portanto que não seja por isso, o CHSF oferece.

Ao contrário do euromilhões a probabilidade de tudo correr bem é quase de 100%:) portanto esteja confiante na equipa e em si...

Carina Abreu disse...

Olá Enfª Susana e a todas e todos os que visitam este blog.
Fui uma das "alunas" das aulas da Enfª Susana e devo de dizer ainda bem................
A minha Leonor nasceu no dia 30 de Novembro e é linda..

As aulas ajudaram me muito e foi imprescindivel a ida do meu marido ás aulas práticas e o treino que fazíamos em casa, claro estou a falar das técnicas de respiração!!!

O que retive das aulas e que foi muito importante??
1)não há parto sem dor e sem cócó
2)epidural?? sim
3)mentalizar que nem sp se pode levar a epidural
4)termos em mente a régua dos smile com a escala de 0 a 10 (régua da percepão da dor. não sei como se chama)
5)treinar bem a respiração.

A Leonor é a minha 1ª filha.
Devo dizer k começeoi com as contrações ás 17.30. Comecei a visualizar a régua da dor e fui rebolando na carpete, dei "n" voltas á mesa da sala e qdo achei k estava no ponto 8 da dor, liguei ao meu marido para me ir buscar a casa e levar para o sto andré. cheguei ao hospital ás 19.15, tiveram que me rebentar as águas e ás 20.15 nasceu a minha princesa... e claro, epidural???? nada disso, já ia com 6 cm de dilatação!!!!
o meu marido assistiu e ainda bem. foi um grande apoio, pois ajudou me na respiração e estava sp a dizer "faz força, aproveita a contração!!!".
Espero k tenham uma hora pequenina como eu tive.

Nota: Fui muito bem tratada no hospital. Não tenhsm receio...

Susana Cordeiro disse...

OLÁ:)))

Parabens e muitas felicidades

Obrigada pela partilha

maria João disse...

Boa tarde!
Já é tarde que deixo o meu comentário de agradecimento e estima à enf. Susana.
Sra. enfermeira Susana, estive presente nos cursos de Setembro de 2010,sou a Maria João e quero agradecer-lhe por ter participado de uma forma tão positiva na recta final da minha gravidez, agradecer-lhe pelo apoio para essa coisa alucinada que é o parto!!!!!!
Foi muito importante perceber o mecanismo do processo, passei por todas as etapas e se não fossem as aulas de preparação tinha sido muito estranho. No entanto, o que mais retive e que depois me foi fundamental foi "não há bebé sem cócó" e se não soubesse disso ainda paria sem saber, pois fiz a dilatação quase sem sofrer e quando tive vontade de fazer cócó pensei: "espera lá que tenho de falar com a enfermeira" e pronto já estava com a dilatação feita e pronta para fazer força para o bebé sair e saiu sem epidural. Foi tudo muito rápido e enfim já passou, mas sofri mais a ser cozida do que a ter a criança: perto de 1 hora em tortura....
Bem a Carolina nasceu e agora com quase 4 meses é a melhor coisa que podemos fazer e ter.

UM GRANDE BEIJO E UM ABRAÇO Enf. SUSANA.
Um dia desses passo aí, está com que horário?
Maria João Vasconcelos

susana cordeiro disse...

Olá Maria João

Em primeiro lugar parabens.

O horário é o mesmo:
terças e quintas as 18.30

Fico à espera

felicidades

Anónimo disse...

Bom dis
Estou aqui hoje e não vou deixar o meu testemunho, vou apenas dirigir-me atodas aquelas que diziam que o pre´´e parto é como o Melhoral... Certo é que foi muito dificil controlar-me ,mas teria sido muito pior se não soubesse o que me ia acontecer e foi aí que a preparação entrou, dando-me esperança e confiança na equipa mesmo sabendo que não estava a correr pelo melhor, sabia que estava controlada e percebia o que estava a acontecer.

Foi duro ,mas foi simples, foi como disse a enfermeira e como eu estava já á espera...no final um presente e tudo esquecido..um belo rapaz sem epidural. Parabens Enfermeira por colaborar conosco.

Á EQUIPA DO Sto André bem Hajam pela paciência.

Força a todas

Isabel Simões

Anónimo disse...

Cara Enf. Susana,
Venho, como tantas outras, partilhar a experiência do meu parto no seu blogue.
Às 38 semanas e 2 dias, lá fui eu p + um CTG e toque, a pensar q voltava p casa p dormir o resto da manhã. Fui “apanhada na curva”: com o colo do útero apagado e 2 cm de dilatação às 10 h, foi-me aplicada uma substância p ajudar no processo. Fui dps fazer umas comprinhas de última hora ao Continente e, acompanhada pelo marido e uma garrafa de água com açúcar, lá comecei a caminhar junto a casa e dps na passadeira até às 14.00. Voltei ao Sto. André às 14.30, fiz novo CTG e foi feita a rotura da bolsa das águas. Fui directa/ p a sala de parto com 3 cm de dilatação – só, pensei eu, depois de umas 3 h a passear?!
As ligeiras contracções, localizadas e tipo dores menstruais, passaram a ser mais intensas e de maior duração. Fiz a respiração da vela até levar a epidural. Sem dor, sentia perfeita/ as contracções (dosagem baixa?). Continuei com a resp. da vela e às 18 mandaram o meu marido ir lanchar. Qd voltou às 18.30, toquei p/ lhe abrirem a porta e pedir a arrastadeira. Pensei q fosse apenas “cocó” mas, feito o toque, tinha a dilatação completa. Disseram-me q podia fazer força e lá fiz na posição de perna esticada e a outra flectida junto às mamas. Seguiu-se logo a posição p fazer força de perna aberta e dps com as pernas nos suportes. É verdade, sim senhora, q dá p fazer força e bloquear o ar 3 xs por contracção! Às 18.50 nascia o bebé: 9 ao 1º m e 10 aos 5 m no índice de Apgar. Em retrospectiva, foi um parto fácil – sabia o q me competia fazer, colaborei com os profissionais e todos tivemos a vida facilitada.
Considero q as suas aulas foram essenciais p este desfecho e q a Enf. Susana presta um verdadeiro serviço público ao colaborar com o SNS e possibilitar q um maior leque de mulheres possam estar mais conscientes da sua participação activa no seu próprio parto.
Aqui fica o meu reconhecimento e votos de continuação do excelente trabalho, sendo de realçar, por conversas com pessoas que fizeram o curso antes e depois de mim, que os cursos não são “chapa feita” e que cada novo curso traz consigo melhorias e diversificação contínuas.
Obrigada e um abraço,
Elsa

Anónimo disse...

Obrigada Elsa por o seu testemunho, muitos parabéns e felicidades.

Agora começa uma nova etapa*****

Cristina disse...

Olá Enfermeira Susana!

Tal como a Elsa, o meu parto também correu muito bem. A segurança que nos transmitiu durante o curso contribuiu 50% para um desfecho muito feliz!

No passado Domingo de madrugada comecei a sentir as ditas contrações ( com uma regularidade de 10' em 10', mais de 5 numa hora), e lá fui eu e o meu marido para Coimbra (Maternidade Bissaya Barreto).

Durante o caminho fui fazendo a "respiração da flor/vela" e á medida que o tempo ía passando, acrescentava uma flor áquela que eu tinha que cheirar....a dor suportou-se perfeitamente bem.

Qd cheguei a Coimbra já estava com 2.5cm de dilatação. Fiz os registos e mais algumas análises e passei de imediato para a sala de parto, já com 4.5cm de dilatação e um "ramo de flores" cada vez maior...levei de imdiato a epidural e não senti mais nada.

Com a epidural uma pessoa não sente as contracções e aí foi fundamental a ajuda do meu marido para dar continuidade ao trabalho de parto! As enfermeiras que me assistiam tb foram super simpáticas e fartaram-se de me gabar a preparação para o parto!!

Às 15:25 estava a minha filhota a nascer com 3.600kg e 50cm, cheia de saúde!

Queria aproveitar esta oportunidade para deixar o meu testemunho e para deixar um "muito Obrigada" enfermeira Susana por me ter proporcionado um "parto a sorrir"!

Beijinhos.

Anónimo disse...

PARABENS E FELICIDADES SÃO ESTES TESTEMUNHOS QUE NOS FAZEM ACREDITAR QUE VALE A PENA NEM QUE SEJA APENAS POR UMA MULHER A SORRIR:)))))

FELICIDADES

Anónimo disse...

Bom dia
Hoje resolvi vir a este espaço para dar o meu testemunho:
-O meu bebé nasceu a semana passada e foi sem dúvida um parto quase a sorrir,ihihihi

Graças à Enfª Susana sabia como actuar, principalmente colaborar com a equipa e no fim um prámio o Rodolfo.

Estive 10 horas em Trabalho de parto e só fiz eqidural quase no fim.

A equipa do Santo André foi muito competente e até me deram os parabens pelo meu comportamento. Foi Fantástico e tal como falou a Enfª agora ée que é o delas mas uma coisa de cada vez.

Boa sorte a todas e obrigada Enfª Susana Por tudo o que nos ensinou a sorrir.

J.lemos

Anónimo disse...

Olá

Eu fui aluna no curso de preparação para o parto com a enfermeira Susana.

Sobre o curso só tenho a dizer que todas aquelas aula que fizemos souberam a pouco e sento-me desamparada no fim, gostava de permanecer no curso até me apetecer..ahahaha

Mas foi suficiente e correu muito bem, graças a tudo o que aprendi.

Fiz epidural só no fim , mas mesmo assim correu bem, afinal a enfª tinha razão, não custa assim tanto.
Estive 10 horas em trabalho de parto e sempre a soprar o primeiro tipo de respiraçaõa.

Adorei as aulas e foram uma grande ajuda.

Boa sorte a todos e obrigada EnFªSusana pela paciencia.

Anónimo disse...

Eu não fiz epidural, mas à semelhança de todas as outras grávidas a preparação foi fundamental para a minha tranquilidade e colaboração.

As aulas de respiração e os conhecimentos práticos da Enfº Susana foram fundamentais, mas as aulas de correcção postural e fortalecimento dadas pelo Prof Tiago, tiraram-me do marasmo e imobilização a que me tinha rendido durante a gravidez.

Sobre o parto só tenho a dizer que correu muito bem e o Hospital de Leiria tal como me convenceu a Enfª Susana esteve sempre muito bem, competentes, humanas e tal como tinha dito uma equipa de que tem saudades. Obrigada por me ter ajudado a decidir, afinal só ia a Coimbra porque estava com medo.
O parto muito fácil e sem medos daqui a 18 meses se a Teoika deixar estou aí outra ez.

Obrigada por tudo
sofia lemos

Anónimo disse...

Boa noite !

Ja nasceu o meu menino :) Nasceu no passado dia 13 de Outubro,dei entrada no hospital cerca das 21h na 4ta dia 12,por sinal dia de lua cheia..rebentaram se as aguas em casa.

Estive com contraçoes desde da meia noite ate cerca das 14h do outro dia,contrações essas que se aguentavam,fiz o exercicio de respiraçao ( da vela :-) ) Um vez que a dilataçao ainda estava apenas nos 2cms foram aceleradas e ai durante 40mns as contraçoes ja nao eram a "brincar",la continuei a minha "respiraçao" ate chegar a epidural,passei do inferno ao paraíso..eram 8h da noite quando decidiram diminuir o efeito da epidural para começar a fazer força,aí voltou o inferno a dobrar pois tinha dores insuportaveis nos rins dores essas constantes,ja nao foi facil fazer a respiraçao correctamente,repentinamente vejo o médico a subir para cima da maca colocar os cotovelos na m.barriga e fazer força ao mesmo tempo do que eu nas contraçoes,com a ajuda da ventosa la nasceu o menino as 22h21 do dia 13,a parte do carregar na m.barriga foi terrivel,foram piores essas dores do que todo o resto ! (pensei que a m.barriga ia "explodir ).
Assim que tudo finalizou fiquei mesmo KO mas bem feliz de ouvir o bébé a dar os 1º sinais de vida..o choro :))

Agora é um novo habitante ca em casa a ambientar -se !

Aproveitava para questionar quando poderei começar as aulas de pos parto e o que é necessario eu entregar como documentação ai no S.Francisco .

Ate breve,
Bjs,

Anónimo disse...

Olá,


Sou a R. S. e nasci a 1 de dezembro com 2845g às 4 da manhã no Hospital de Santo André.
A minha mãe e eu fizemos um trabalho excelente pelo que disseram as enfermeiras do hospital foi chegar dizer e fazer, graças às aulas de preparação par o parto que a minha mãe fez com a Enf. Susana Cordeiro.
Cerca da meia-noite de quarta a minha mãe sentiu umas dores de barriga e acho que era outra vez a maldita da azia e que talvez o jantar não tivesse acentado bem, resolveu tentar aliviar e resolveu respirar fundo (1º tipo de rspiração.) até que verificou que afinal as dores tinham minutos marcados, logo por volta da 1 e meia lá fomos para o hospital. Ao dar entrada às 2h a surpresa surgiu já havia 8 cm de dilatação e eu estava quase ai. E prontos já na sala de parto a mãmã fez como apreendeu a fazer força e puxar o tapete e lá apareci eu às 3h58m da manhã. Não disse que a gente se portou bem. :)


Obrigado, Enf. Susana como disseram no hospital estamos de parabéns.


A mãmã L. M. e a filhota R. S.

Anónimo disse...

Olá,


Sou a R. S. e nasci a 1 de dezembro com 2845g às 4 da manhã no Hospital de Santo André.
A minha mãe e eu fizemos um trabalho excelente pelo que disseram as enfermeiras do hospital foi chegar dizer e fazer, graças às aulas de preparação par o parto que a minha mãe fez com a Enf. Susana Cordeiro.
Cerca da meia-noite de quarta a minha mãe sentiu umas dores de barriga e acho que era outra vez a maldita da azia e que talvez o jantar não tivesse acentado bem, resolveu tentar aliviar e resolveu respirar fundo (1º tipo de rspiração.) até que verificou que afinal as dores tinham minutos marcados, logo por volta da 1 e meia lá fomos para o hospital. Ao dar entrada às 2h a surpresa surgiu já havia 8 cm de dilatação e eu estava quase ai. E prontos já na sala de parto a mãmã fez como apreendeu a fazer força e puxar o tapete e lá apareci eu às 3h58m da manhã. Não disse que a gente se portou bem. :)


Obrigado, Enf. Susana como disseram no hospital estamos de parabéns.


A mãmã L. M. e a filhota R. S.

Guida disse...

Olá Enf. Susana e futuras mamãs,



Sou mamã de primeira viagem e é como muito orgulho que venho comunicar que a Alice nasceu no dia 04/12/2011, com 3,240 kg e 48,50 cm.



O trabalho de parto e o parto foi um momento mágico, muito se deveu aos conhecimentos transmitidos pela Enf. Susana no curso de preparação pré-parto.



Fiz parte do trabalho de parto em casa e decidi ir para a maternidade quando as contracções já eram regulares (de 5 em 5 minutos). Cheguei à maternidade por volta das 20h, com 4cm de dilatação, onde me encaminharam logo para a sala de partos e administraram a epidural (garanto que não dói nada), graças aos resultados das últimas análises que tinha feito e levava comigo. Posteriormente, a enfermeira rompeu o saco amniótico e acelerou as contracções com ocitocina. Pouco tempo depois comecei a sentir uma enorme necessidade de fazer força (muitas foram as vezes que me lembrei da voz da Enf. Susana durante as aulas) e rapidamente a minha menina nasceu, à 1h15m.



Foi um momento mágico e único quando colocaram a bebé em cima da minha barriga, ela estava tão quentinha.



Devo dizer que o maridinho foi um grande apoio durante o parto porque também ele assimilou bem os conhecimentos transmitidos pela Enf. Susana na última aula.



Posso afirmar que foi mesmo um "Parto a Sorrir" :)



Os primeiros dias após o parto são um bocadinho delicados mas tudo se ultrapassa com muita calma, paciência, persistência e apoio do marido.



Olhar para a minha filhota e ver o seu sorriso é o melhor da vida :)



O meu muito obrigada à Enf. Susana pelos conhecimentos que me transmitiu nas aulas práticas e teóricas.



P.S. Se for necessário, a minha filhota voluntaria-se para a aula de massagem :)

susana cordeiro disse...

Olá :)
Obrigada pelo seu testemunho e muitos parabens a toda a familia, espero que tudo continue a correr dentro das suas expectativas. Deve entrar em contacto com a Isabel da massagem-919348063 e combinar com ela.Vai haver duas aulas dia 27 de Janeiro.
Mais uma vez parabens e felicidades.
bj

Susana Cordeiro

Sónia disse...

Olá bom dia.
Gostaria de agradecer á enfª Susana pelas suas aulas.
Pois no meu caso tive de pagar para as fazer, mas não estou nadinha arrependida.
Estou a gostar muito, acho as aulas muito esclarecedoras.
Vou ser mãe pela 1º vez, e para mim era muito importante ir com algumas bases sobre o momento do parto, e os cuidados a ter com o bebé. Hoje posso dizer que me sinto mais relaxada em relação a esse momento (PARTO). Espero na hora conseguir por tudo em prática como nos foi ensinado.
Agradeço á enfª Susana pela dedicação. Fiquei fã.
Certamente um dia se precisar de tirar uma duvida ou pedir ajuda para uma eventual situação com a minha bebé não irei colocar de lado a hipótese de lhe pedir ajuda. (E bem que devem ser muitas a fazer o mesmo).
Ah, e parabéns também pelo blog.

susana cordeiro disse...

Olá Bom dia
Obrigada Sónia
Tento fazer o melhor, dando respostas ás vossas dúvidas. Uma grávida informada é uma grávida que colabora com a equipa de saúde e ajuda na diminuição do risco. Depois como já vos disse, o parto é como uma maratona, a grávida tem que se preparar psiciquica e fisicamente para aquelas horas. Nenhum atleta dá rendimento sem treinar... é isso que eu tento fazer com as grávidas.

Anónimo disse...

Bom dia Enf Susana,



Estive nas aulas de preparação para o parto em Dezembro e no dia 20 de Janeiro com 36 semanas a minha filha resolveu nascer…Comecei com contracções as 4:30 da manha e fui para o hospital as 7:00. Quando cheguei já estava com 4 cm de dilatação e fui logo para a sala de partos com o marido. Das 7h as 9h dilatei mais 6 cm, ou seja em 4h e meia fiz os 10 cm de dilatação o que para primeiro filho foi espectacular.. às 9:20 nasceu a menina.

Não tive tempo de levar a epidural mas pensei que as dores fossem muito piores…

Queria portanto agradecer-lhe pois as suas aulas ajudaram imenso nas respirações e também em aguentar em casa e não ir logo a correr para o hospital.

Obrigada.

susana cordeiro disse...

Passo a transcrever um mail que recebi hoje e por isso mesmo vou manter o anonimato da autora e peço desde já desculpa, mas os vossos testemunhos contribuem para a construção de um sentimento de segurança ás outras gravidas e por isso muito importantes:

"Boa tarde Sra Enfermeira Susana,

vimos por este meio contar a história do nascimento da nossa filhota que foi motivo pelo qual nos ausentámos repentinamente das aulas de preparação para o parto.

Lembra-se de ter feito a pergunta de quanto tempo é que achávamos que iria demorar o trabalho de parto? E que o meu marido respondeu meia-horita?
Não foi meia-hora mas foi pouco mais do que isso.
Eram 19:10 e estávamos nós no início da aula de massagens para bebé e de repente "poc", fui à casa de banho e os meus receios confirmaram-se: rebentaram as águas!
Saímos da aula e liguei para a minha obstetra, que nos tranquilizou dizendo que o processo ainda poderia demorar entre 24 até 48 horas e que não havia qualquer motivo para entrar em pânico, e que tal como estava planeado poderiamos ir até à maternidade Daniel de Matos em Coimbra com calma. Então já mais calma, e como naquele dia tínhamos ido no meu carro não havia "a mala", como estávamos tranquilizados, fomos para casa buscar a mala. Assim que entramos no carro começaram as contrações e logo de 5 em 5 minutos. Fomos a casa na mesma buscar a mala e, 15 minutos mais tarde, quando chegámos a casa para ir buscar as coisas necessárias as contrações já estavam de 3 em 3 minutos. Neste ponto decidimos ir para Leiria por segurança. Assim foi, dirigimo-nos para Leiria e ao chegar à rotunda do macDonalds um autocarro avariado e o trânsito nem para trás nem para a frente, estivemos ali uns bons 15 ou 20 minutos e as contrações a apertar cada vez mais. Lá conseguimos chegar ao hospital de Leiria por volta das 20:45, fizemos o check in esperámos mais um bocado até que finalmente nos chamaram para a triagem. Nesta altura já as contrações eram bastante intensas e eu a agachar-me sempre de perna aberta tal como aprendemos nas aulas. Da triagem passei para a sala de observação e o meu marido ficou na sala de espera. Entretanto uma enfermeira foi ter com o meu marido para ele ir buscar a mala e ele tendo a noção de que o processo parecia bastante avançado perguntou se ainda ia demorar muito ou pouco ao que a enfermeira lhe respondeu: Isto é como um jogo de futebol, os jogadores ainda estão no aquecimento. Ok, lá foi ele buscar a mala e uns minutos mais tarde lá veio ele entregar a mala. Não passaram mais do que 5 minutos e foram chamá-lo para assistir ao parto, ele entrou na sala de partos, vestiu a bata verde e 4 ou 5 contrações mais tarde nasceu a Laura às 21:55 com 2,375kg no dia em que completava as 36 semanas de gestação. A Laura nasceu sem problema nenhum e está a ganhar peso dentro daquilo que é considerado normal.
Não nos foi possível contactar mais cedo, como gostariamos, (mas mais vale tarde...) a agradecer-lhe toda a disponibilidade e boa disposição sempre demonstradas e a desejar boa sorte e "uma hora pequenina" para todas as mamãs do curso.

Gostariamos de saber qual a calendarização de novas aulas de massagem para bebés para podermos assistir, assim como se é possivel enviar-nos os conteúdos das aulas teóricas que não assisti.

Obrigado pela atenção,

T C e P J

Sónia disse...

Bom dia enfª susana.
Gostaria de saber como chegar ao facebook, parto a sorrir do CHSF. Tentei encontrar e não consigo.
Bj e tudo de bom.

susana cordeiro disse...

Olá

Chama-se preparação para o parto CHSF

https://www.facebook.com/pages/Prepara%C3%A7%C3%A3o-para-o-Parto-CHSF/263063157096319?ref=ts
Bom trabalho

tertuliadosencantos disse...

Boa tarde Enf. Susana!

Chegou a minha vez de deixar o meu testemunho! Já tenho o meu príncipe comigo! Resultado de um parto calmo, tranquilo e cheio de emoção. As dores estiveram lá, mas o resultado final não podia ser melhor.

O meu bebé estava preguiçoso para nascer e às 41 semanas foi induzido o parto. Nasceu no dia seguinte! Às 10h30 comecei com a medicação e às 12h30 chegaram as dores! Duas horas e meia depois tinha a dilatação suficiente para a epidural e assim foi! Bem perto das 17h tinha o meu menino nos braços! Não podia ter corrido melhor. As aulas PPP foram importantíssimas na fase da expulsão. E mal disse que tinha feito a PPP com a Enf, Susana a enfermeira que me fez o parto respirou de alívio (mas que bom sinal não?).

Quero agradecer à Enf. Susana por todos os ensinamentos e pela ajuda preciosa que se revela no dia do parto. Quero aproveitar para agradecer ao Tiago, pois adorei as aulas, os exercícios e a simpatia. Muito obrigada aos dois!

Aproveito para dizer que ADOREI o tratamento no Hospital Santo Andre. Desde as urgência ao internamento, das enfermeiras aos médicos e auxiliares. São todos excelentes e uma ajuda preciosa. Não consigo entender como ainda há mamãs que preferem ir para Coimbra (embora respeite esta opção!). Quem está na dúvida, não esteja e fique por cá. Têm tudo para dar certo!

Feito o agradecimento espero que tanto a Enf. Susana como o Tiago tenham cada vez mais sorte e sucesso!

Cumprimentos
http://tertuliadosencantos.blogspot.pt/

Susana Cordeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susana Cordeiro disse...

Olá:)
Obrigada pelo seu testemunho.
Desejo-he muitas felcidades e espero voltar a te-la por cá ...ihihihi. Quanto ao HSA é como vos digo, um dos melhores. Temos que manter a nossa maternidade por cá e isso depende da vossa colaboração. Temos que premiar os bons profissionais.
bj

Anónimo disse...

Olá Enf.ª Susana,

Estive no curso de preparação de Janeiro e finalmente tive um tempinho para contar como foi o meu parto.

A minha Beatriz não estava com vontade de sair, mas finalmente no dia 2 de Abril às 40 semanas e 4 dias resolveu dar sinais.

Infelizmente não consegui aguentar em casa o tempo que queria pois começei a ter contracções acompanhadas de perdas de sangue e fui aconcelhada a ir para o hospital.

Ás 2h da manhã dirigi-me ao Hospital Santo André e fui admitida na sala de partos a aguardar que a dilatação aumentasse. Fui fazendo a respiração conforme aprendi no curso e às 9h da manhã já tinha dilatação suficiente para levar a epidural (o que foi fantástico pois as dores já estavam a apertar).

Ás 11h30 já tinha a dilatação completa e chegou a hora de fazer força (na verdade muito cócó como a enfermeira ensinou)!

Mas apesar de estar a fazer tudo bem de acordo com as enfermeiras e médicas que me acompanharam a minha filhota não queria descer.

Depois de quase 3h a fazer força e de já começar a perder as mesmas, as médicas decidiram dar uma ajudinha e empurrar a barriga para o bébé nascer, o que aconteceu às 14h45m, quando o meu marido gritou a chorar que já via a cabeça sair.

Foi um momento de total felicidade quando ouvi a minha filha chorar e a colocaram no meu peito.

Quero assim agradecer todos os conselhos e ensinamentos que deu no curso, que se revelaram fundamentais para não perder a calma, saber como agir e para que o meu marido me prestasse uma excelente ajuda!

Resolvi enviar o meu testemunho para o seu email, ficando à vontade para postar no blog.

Aproveito para perguntar o que é necessário aparecer na credencial para fazer o curso pós-parto e se está algum a decorrer em breve?

Cumprimentos,

Sandra e Edgar

Anónimo disse...

Boa Tarde
Quero apenas deixar o meu testemunho e dar os parabens pelo excelente traballho desenvolvido pela Srº Enfª Susana e o Professor Tiago. O meu parto correu muito bem e lembrei-me muito de todos os ensinamentos do curso. As aulas de corretiva postural e fortalecimento muscular vem dar uma nova dinâmica ao expira e inspira de Lamaze que a enfª fala tanto e que todos referem da preparação,dá uma nova dinamica,torna-nos mais despertas,o resto é instinto maternal. Se engravidar volto a repetir a minha experencia foi muito positiva.A maternidade de Leiria foi o maximo,muito bem tratada eu e o meu bébe. Era para ir para Coimbra mas depois da enfª Susana tanto inssistir a dizer que temos que manter cá a maternidade,arrisquei e valeu muito a pena.Obrigado por tudo

Claudia

Anónimo disse...

Olá Enfermeira Susana,

Venho apresentar-lhe o meu David, com apenas 10 dias. Nasceu no dia 17 de Agosto, às 37 semanas e 4 dias, de parto normal, com 3,490kg e 51cm.

É um menino muito crescido e vivaço, é o nosso pequenino tesouro. É muito comilão e gosta muito de dormir.



O parto demorou 24 horas, desde que me rebentaram as águas. A dilatação começou a avançar pouco depois de rebentarem as águas, mas depois manteve-se nos 6cm durante 12 horas seguidas, sem qualquer progressão. Na mudança de turno, fui observada por uma médica que verificou que o saco teve uma rutura alta e por isso teve de romper o resto manualmente. Penso que foi isso que determinou o avanço do trabalho de parto. Quando ao fim de 12 horas me falaram na possibilidade de cesariana, fiquei desesperada, mas depois no espaço de 1 hora a dilatação avançou e o bebé estava pronto a nascer de parto normal, foi um alívio.



As aulas foram imprescindíveis e muito úteis no momento certo, agradeço-lhe todos os conselhos, muito importantes para que me sentisse mais tranquila.

Um beijinho,



V. Ascenso

Anónimo disse...

Olá, boa noite enfermeira Susana

Antes de mais nada, começo por pedir desculpa por nunca mais ter dado notícias,
mas isto de se ser mãe de 1ª viagem absorveu toda a minha atenção!

A minha Matilde nasceu a 11 de outubro, há exatamente 2 meses, na última quinta-feira
do curso de preparação para o parto, o que fez com que não me despedisse nem de si nem do Tiago,
com muita pena minha.

O meu parto foi normal, todo o processo foi relativamente rápido, e com a epidural ficou tudo facilitado.
As aulas de preparação foram absolutamente essenciais, pois eu consegui manter a calma e gerir
a ansiedade. Expressões como "agora faça força como se estivesse a fazer cocó" ou "expire e inspire novamente
e faça força porque ainda tem contração" eram-me bastante familiares e eu sabia o que estava a fazer!
Quando me colocaram a epidural e disseram para não ficar sempre deitada para o mesmo lado, eu sabia exatamente
o que pretendiam que fizesse e senti-me muito mais segura e confiante!

Lembrei-me muito de si quando comecei a amamentar e nos primeiros cuidados de higiene da bebé!
Não foram momentos nada fáceis, principalmente começar a amamentação, mas com calma e
preserverança foram ultrapassados, e hoje corre tudo bem!

Muito obrigada por tudo, espero que continue o seu magnífico trabalho por muitos anos,
pois as futuras mamãs só têm a ganhar! Deixo também um grande agradecimento ao Tiago.

Aproveito também para vos desejar Boas Festas!

Um grande beijinho
C. S

susana cordeiro disse...

agora podem visitar-nos em


https://www.facebook.com/#!/pages/Prepara%C3%A7%C3%A3o-para-o-Parto-CHSF/263063157096319

Anónimo disse...

Agora estamos no Facebook

https://www.facebook.com/pages/Prepara%C3%A7%C3%A3o-para-o-Parto-CHSF/263063157096319?ref=hl#!/

Anónimo disse...

Susanarte- Barriguinhas de amor Barrigas de gesso para mais tarde recordar os 9 meses de gravidez.
Um processo em que se faz o molde da barriga de gravida sem qualquer risco para o bebe.
Posteriormente é decorado a gosto, aplicado numa base ou tela, com pé e/ou eletrificação.
Preço sob consulta

https://www.facebook.com/susanarte.decoracoes